Abilify comprimidos de 5, 10, 15, 20 ou 30 mg é indicado no tratamento de esquizofrenia em adultos e adolescentes com mais de 15 anos.
Além disso, estes comprimidos de ingestão oral, também podem ser utilizados no tratamento e prevenção de episódios maníacos na perturbação bipolar 1 em adultos e adolescentes com mais de 13 anos.
Abilify comprimidos também pode ser encontrado na forma de comprimidos orodispersíveis que dissolvem na boca sem uso de água, sendo indicados para pacientes idosos, agitados ou com problemas para engolir.
As doses de Abilify variam de acordo com a idade do paciente e a doença a tratar, sendo que as orientações gerais incluem:
Adultos
Adolescentes com mais de 15 anos
Nestes casos, a dose inicial de 2mg de Abilify pode ser feita com o uso do Abilify líquido que contém 1mg em cada ml de solução.
Adolescentes com mais de 13 anos
Nestes casos, a dose inicial de 2mg de Abilify pode ser feita com o uso do Abilify líquido que contém 1mg em cada ml de solução.
O uso de Abilify comprimidos está contraindicado para mulheres a amamentar, crianças com menos de 13 anos e pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou qualquer componente da fórmula do medicamento.
Antes de tomar Abilify comprimidos é importante informar o médico caso exista gravidez ou o paciente apresente problemas cardíacos, psicose, diabetes mellitus ou intolerância à lactose.
Além disso, durante o tratamento com Abilify comprimidos o paciente deve ser frequentemente acompanhado pelo médico que prescreveu o medicamento pois existe o risco de provocar comportamento suicida, convulsões, aumento de peso ou dificuldade para engolir.
A substância ativa do Abilify comprimidos, conhecida como aripiprazol, é capaz de se ligar aos receptores de dopamina e de serotonina, regulando os impulsos nervosos que são responsáveis por controlar os movimentos voluntários, assim como produzir sensação de bem-estar e prazer.
Desta forma, o Abilify comprimidos é capaz de controlar e aliviar os sintomas de esquizofrenia ou perturbação bipolar I, cerca de 3 a 5 horas após a ingestão.
Em caso de superdosagem com Abilify comprimidos acima de 30mg é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com carvão ativado, por exemplo.
Os efeitos colaterais mais frequentes em caso de superdosagem incluem pensamento lento, aumento da pressão arterial, sonolência, aumento da frequência cardíaca, náuseas, vômitos e diarreia.