Acarsan é indicado para o tratamento dos piolhos, chatos e sarna.
Uso Tópico - Uso adulto e Pediátrico
Antes de administrar Acarsan em crianças com idade superior a 2 anos, o medicamento deve ser diluído do seguinte modo: diluir uma parte de Acarsan em uma parte de água igual, por exemplo, utilizar 20 ml de Acarsan e 20 ml de água. Para crianças com idade inferior a 2 anos de idade, o medicamento deve ser diluído em 2 ou 3 partes de água antes de ser administrado, por exemplo usar 20 ml de Acarsan e diluir em 40 ml ou 60 ml de água. Em adultos não é necessária a diluição do medicamento.
Para o tratamento dos piolhos, Acarsan deve ser aplicado no couro cabeludo seco e outras partes afetadas, friccionando levemente e deixando agir até ao próximo banho, ou durante um tempo máximo de 24 horas. Esta aplicação deve ser feita durante 3 dias consecutivos, e para o caso de lêndeas, é aconselhado que após o banho seja aplicada uma mistura de água com vinagre em parte iguais, por exemplo, 20 ml vinagre diluídos em 20 ml de água, nas zonas a tratar, penteando em seguida os fios.
Para o tratamento da sarna ou do chato, antes da aplicação de Acarsan é recomendado que tome um banho quente e que esfregue bem a pele com sabonete neutro. Depois de secar o corpo, Acarsan deve ser aplicado nas zonas a tratar, regiões interdigitais, axilas, abdômen, glúteos, região posterior às orelhas e região púbica. Devem se aplicadas duas camadas de Acarsan, e o medicamento deve agir de 12 a 24 horas, sendo recomendado que tome em banho a seguir. A aplicação de Acarsan deve ser repetida durante 3 noites consecutivas, e novamente após uma semana de intervalo entre aplicações.
A administração de Acarsan é contraindicada em pacientes com alergia ao Benzoato de Benzila ou a outros componentes da fórmula, em animais domésticos e em pele com escoriações, cortes, queimaduras ou feridas abertas ou condições que possibilitem maior absorção.
Antes de iniciar o tratamento com Acarsan, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se estiver a tomar outros medicamentos ou se tiver alergias na pele.
Acarsan é um medicamento apenas para uso tópico, externo, e o seu contacto com olhos, rosto e mucosas deve ser evitado.
Uma vez que Acarsan é indicado para casos de sarna, piolhos e chatos, devem ser mantidas algumas normas de higiene para evitar contaminações ou mesmo reinfestações, como: ferver a roupa da cama, manter as unhas curtas e limpas e os cabelos também em caso de piolhos, evitar coçar e colocar luvas nas crianças, procurar descobrir possíveis portadores e possíveis contatos com eles e seus objetos de uso, alertar os responsáveis pelas instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita e tratar as pessoas de mesmo convívio.
O tratamento com Acarsan não deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.
Cada 1 ml Acarsan contém:
Benzoato de Benzila _____________________________ 0,25 g
Veículo q.s.p. ____________________________________ 1 mL
(Veículos: Ácido Esteárico, Água Deionizada, Trolamina, Silicone, Essência de Rosas, Essência de Lavanda).
Acarsan é um medicamento que tem na sua composição a substância Benzoato de Benzila, um agente acaricida de ação desconhecida. O Benzoato de Benzila é eficaz no tratamento da escabiose, ftiríase e pediculose. O Acarsan é um medicamento pouco tóxico e sua absorção percutânea é mínima, não se detectando efeitos sistêmicos após aplicação tópica.
Em caso de aplicação excessiva de Acarsan, não existem quase riscos de intoxicação, no entanto podem ocorrer reações de hipersensibilidade. Em caso de ingestão acidental, deve-se induzir o vômito e dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a bula do medicamento.