Princípio Ativo: Nifedipina
Tipo de Medicamento: Anti-hipertensivo
Adalat cápsulas
Adalat é indicado para o tratamento da pressão alta, da crise aguda de pressão alta e da doença coronária.
Adalat retard
Adalat retard é indicado para o tratamento da pressão alta e da doença coronária.
Adalat oros
Adalat oros é indicado para o tratamento da pressão alta e da doença coronária.
Uso Adulto - Uso Oral
Adalat cápsulas: A dose recomendada de Adalat cápsulas para o tratamento da pressão alta e da doença coronária, é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia. Para o tratamento da crise aguda, a dose recomendada é de 1 cápsula por dia. As cápsulas devem ser engolidas inteiras, sem partir ou mastigar, com um copo de água
Adalat retard: A dose recomendada de Adalat retard para adultos é de 2 comprimidos por dia, de 12 em 12 horas. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.
Adalat oros: A dose recomendada de Adalat oros é de 1 comprimido por dia. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.
Alguns dos efeitos colaterais de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros podem incluir: dor de cabeça, inchaço, dilatação dos vasos sanguíneos, prisão de ventre e mal-estar geral.
A administração de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros é contraindicada em: Pacientes com alergia ao Nifedipino ou a qualquer dos outros componentes da fórmula, caso de choque de origem cardíaca, pacientes que estejam a tomar antibioticos como a Rifampicina, mulheres grávidas até à 20º semana de gravidez e em mulheres amamentando, crianças e adolescentes.
Adalat cápsulas e Adalat retard
Antes de iniciar o tratamento com Adalat, deverá falar com o seu médico se: sofre de pressão muito baixa ou de mau funcionamento do coração, tiver hipertensão essencial ou angina do peito estável, tiver doença no fígado ou se estiver grávida e se Adalat for administrado juntamente com sulfato de magnésio por via endovenosa.
Durante o tratamento com Adalat deve ter especial cuidado a dirigir veículos e trabalhar com máquinas e deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Durante o tratamento com Adalat deve evitar beber suco de toranja.
Adalat oros
Antes de iniciar o tratamento com Adalat, deverá falar com o seu médico se: sofre de pressão muito baixa ou de mau funcionamento do coração, sofre de prisão de ventre grave, estiver a usar bolsa para a coleta de fezes, tiver doença no fígado ou se necessitar de faze algum exame de raio-X com contraste de bário.
Adalat cápsulas
Cada cápsula de Adalat contém 10 mg de Nifedipino.
(Excipientes: glicerol, sacarina, óleo de menta, macrogol, gelatina, dióxido de titânio, água e amarelo alaranjado).
Adalat retard
Cada comprimido de Adalat retard 10 ou Adalat retard 20 contém:
Nifedipino ____________________________ 10 mg ou 20 mg
(Excipientes: hipromelose, lactose, macrogol, estearato de magnésio, amido, celulose microcristalina,polissorbato 80, óxido de ferro vermelho e dióxido de titânio).
Adalat oros
Cada comprimido de Adalat oros 20, Adalat oros 30 ou Adalat oros 60 contém:
Nifedipino _____________________ 20 mg, 30 mg ou 60 mg
(Excipientes: hipromelose, estearato de magnésio, óxido de polietileno, cloreto de sódio, óxido de ferro vermelho, acetato de celulose, macrogol, hiprolose, propilenoglicol e dióxido de titânio).
Adalat cápsulas, Adalat retard e Adalat oros, têm na sua composição a substância ativa o Nifedipino.
O Nifedipino pertence a um grupo de substâncias conhecidas como antagonistas do cálcio, e é responsável por dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a resistência à passagem do sangue, o que proporciona uma diminuição da pressão. O tratamento da pressão alta diminui o risco de ocorrerem complicações no coração, no cérebro e nos vasos sanguíneos.
O Nifedipino tem também propriedades que ajudam a tratar a dor no peito, também conhecida como angina do peito da doença coronária, uma vez que esta substância ativa permite que chegue mais sangue ao coração.
Em caso de toma excessiva de Adalat, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Adalat são: perturbações da consciência, podendo entrar em coma, queda da pressão, alteração dos batimentos do coração, aumento do açúcar no sangue, desequilíbrio metabólico, falta de oxigênio no organismo, choque causado pelo mau funcionamento do coração ou acúmulo de líquido nos pulmões.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros, deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros nunca devem ser administradas a dobrar, e entre doses deve haver um intervalo de pelo menos 2 horas.
- SAC 0800 7021241