Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Addera D3 Gotas

Princípio Ativo: Colecalciferol (vitamina D3)

Tipo de Medicamento: Vitaminas

Bula

Para que serve?

ADDERA D3 (colecalciferol) é um medicamento a base de Vitamina D, indicado como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas. É destinado à prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos) pré e pós-menopausa, e na prevenção de raquitismo (enfraquecimento dos ossos).

Posologia

A posologia varia em função da idade:

Addera D3 3.300 UI/mL:

  • Lactentes (crianças de 0 a 2 anos, com peso acima de 3,3kg): Para recém-nascidos, a dose recomendada é de 1 gota ao dia, no máximo.
  • Pediátrico (acima de 2 anos) e adultos: A dose recomendada é de até 6 gotas , uma vez ao dia.

Addera D3 10.000 UI/mL:

  • Pediátrico (acima de 2 anos): Na suplementação vitamínica em dietas restritivas e inadequadas, a dose recomendada é de 1 gota, uma vez ao dia.
  • Adultos: Na suplementação vitamínica em dietas restritivas e inadequadas, a dose recomendada é de 2 gotas, uma vez ao dia.

A utilização deste medicamento durante longos períodos de tempo somente poderá ser feita mediante orientação médica.

Não se deve administrar medicamentos diretamente na boca das crianças, deve-se antes utilizar uma colher para pingar as gotinhas.

Efeitos Colaterais

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Secura da boca, cefaleia, polidipsia (muita sede), poliúria (excesso de urina), perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, aumento da pressão arterial, dor muscular, prurido e perda de peso.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): A Vitamina D quando ingerida em quantidade excessiva pode ser tóxica. Doses diárias de 10.000U.I. a 20.000U.I. em crianças e 60.000U.I. em adultos, podem provocar sintomas tóxicos como: hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), vômitos, dores abdominais, sede em demasia, urina em excesso, diarreia e eventual desidratação.

Com o uso prolongado da Vitamina D alterações endócrinas e metabólicas podem ocorrer: nefrocalcinose (disfunção renal em que existe um aumento da quantidade de cálcio nos rins)/insuficiência renal, hipertensão arterial (pressão alta) e psicose (perda de contato com a realidade, o que provoca delírios e alucinações).

Efeitos dislipidêmicos (aumento de gordura no sangue) do colecalciferol, caracterizados pela redução do HDL-colesterol e aumento do LDL-colesterol, têm sido observados quando as Vitaminas são administradas isoladas em mulheres pós-menopausadas.

Contraindicação

O Addera D3 em gotas não deve ser utilizado em pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

É contraindicado também para pessoas com hipervitaminose D, elevadas taxas de cálcio ou fosfato na corrente sanguínea e também em casos de má-formação nos ossos.

Este medicamento é contraindicado para crianças com peso inferior a 3,3kg.

Avisos e Cuidados

Deve-se avaliar o risco/benefício do tratamento com vitamina D em pessoas com arteriosclerose, insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal.

Em caso de hipervitaminose D, recomenda-se administrar dieta com baixa quantidade de cálcio, grandes quantidades de líquidos e se necessário glicocorticoides.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.

Estudos têm relatado que idosos podem ter níveis mais baixos de Vitamina D do que os adultos jovens, especialmente aqueles com pouca exposição solar.

Doses relativamente baixas podem produzir toxicidade em crianças pequenas hipersensíveis.

Composição

Cada mL* da solução Addera 3.300 UI gotas contém:

Colecalciferol_______________________________3.300U.I.

Veículo q.s.p.__________________________________1mL

(Veículo: acetato de racealfatocoferol, triglicerídeos de ácido cáprico/caprílico).

*Cada mL da solução contém 25 gotas. Cada gota da solução contém 132U.I. de colecalciferol.

Cada mL* da solução Addera 10.000 UI gotas contém:

Colecalciferol _____________________________10.000U.I.

Veículo q.s.p. __________________________________1mL

(Veículo: acetato de racealfatocoferol e triglicerídeos de ácido cáprico/caprílico).

*Cada mL da solução contém 25 gotas. Cada gota da solução contém 400U.I. de colecalciferol.

Armazenamento

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz.

Mecanismo de ação

ADDERA D3 (colecalciferol) atua regulando positivamente o processamento do cálcio no organismo. É essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato e para calcificação normal dos ossos. O inicio da ação da Vitamina D após a ingestão de uma dose ocorre entre o período de 10 a 24horas.

Superdosagem

Doses excessivas de Vitamina D podem resultar em sinais e sintomas similares à hipercalcemia idiopática.

Os sintomas que podem aparecer após de 1 a 3 meses de ingestão da dose acima da recomendada, incluem a hipotonia, anorexia, irritabilidade, constipação, polidipsia, poliúria, hipercalcemia, hipercalciúria, estenose valvular aórtica, vômitos, hipertensão, retinopatia e embaçamento da córnea e da conjuntiva.

A proteinúria pode estar também presente e, se com contínuas doses excessivas, danos renais com calcificação metastática. Radiografias de ossos longos revelam calcificação metastática e osteopetrose generalizada.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico e levar a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de esquecimento

No caso de esquecimento de administração, reintroduzir a medicação respeitando os horários recomendados e não ultrapassando a dose diária recomendada. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Laboratório

Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda. :

- SAC:0800 011 7788