Princípio Ativo: Cloridrato de Oximetazolina
Tipo de Medicamento: Descongestionantes nasais
O Afrin é uma solução nasal em spray, indicada para o alívio sintomático da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite, febre ou outras alergias das vias aéreas superiores.
A dose recomendada é de duas ou três pulverizações em cada narina, de 12 em 12 horas. Com a cabeça elevada, colocar a ponta do frasco em cada narina sem fechá-la completamente. Durante cada administração, o paciente deve inclinar a cabeça suavemente para trás e inspirar ativamente enquanto comprime o frasco.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Afrin são alergias, nervosismo, agitação, ansiedade, tontura, dificuldade para dormirsonolência, tremores, dor de cabeça, alucinações, visão embaçada, taquicardia, palpitações, hipertensão, hiperemia reativa, sensação de queimação nasal, espirros, aumento da secreção e obstrução nasal, ressecamento nasal, boca seca, irritação nasal e da garganta, náusea, erupção cutânea, convulsões e fraqueza.
Este medicamento está contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, pessoas com doenças cardíaca, pressão alta, doenças da tireoide, diabetes, dificuldade para urinar devido a aumento da próstata, que tomaram ou estejam a tomar inibidores da MAO, com glaucoma, que tenham feito uma cirurgia à hipófise ou que tenham rinite.
A posologia recomendada não deve ser excedida nem realizada por mais de 3 dias, porque pode piorar a situação.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas ou lactantes.
Cada mL de solução contém:
Cloridrato de oximetazolina________________________0,5 mg
Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: cloreto de benzalcônio, fosfato de sódio monobásico monoidratado, edetato dissódico, propilenoglicol e água purificada).
O Afrin tem oximetazolina na sua composição, que faz com que os vasos sanguíneos que estão dilatados no interior do nariz, causando congestão, se contraiam e produzam um efeito descongestionante prolongado.
Em caso de superdosagem, deve-se ir imediatamente ao médico.