Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Albendazol

Bula

Para que serve?

Albendazol comprimido mastigável é indicado para verminoses e parasitoses, no tratamento de infecções causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia spp, Strongyloides stercoralis, Hymenolepis nana e Opisthorchis viverrini, em adultos e crianças com mais de 2 anos de idade. Além disso, Albendazol também é indicado no tratamento de infecções por giardia, giardíase, em crianças.

Posologia

As doses recomendadas de Albendazol devem ser indicadas pelo médico, pois vão depender da idade do paciente, problema a tratar e responta individual de cada paciente ao tratamento.

Geralmente, as doses recomendadas de Albendazol para adultos e crianças com mais de 2 anos, são de 400 mg, 1 comprimido de Albendazol 400 mg, administrados em dose única ou diariamente em tratamentos que podem variar de 3 a 5 dias.

Os comprimidos mastigáveis de Albendazol devem ser mastigados, e em caso de uso em crianças, os comprimidos podem ser triturados ou mastigados juntamente com um pouco de água.

Contraindicação

Albendazol está contraindicado para mulheres grávidas ou que pretendam engravidar, para crianças com menos de 2 anos de idade e para pacientes com alergia ao Albendazol, ao Mebendazol, ao Tiabendazol ou a outros componentes da fórmula.

Veja outros remédios usados para o tratamento de infecção por vermes.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Albendazol, deverá falar com o seu médico se estiver amamentando ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Geralmente, é recomendado que o tratamento com Albendazol seja iniciado no período de sete dias após o início da menstruação.

Composição

Albendazol 400 mg por cada comprimido mastigável contém:

Albendazol __________________________________ 400 mg

Excipientes ___________________ 1 comprimido mastigável

(Excipientes: lactose, amido, povidona, laurilsulfato de sódio, amidoglicolato de sódio, polissorbato 80, celulose
microcristalina, sacarina sódica, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, propilenoglicol, corante laca amarelo (FD&C n°6), essências de baunilha, laranja e maracujá e dióxido de silício).

Albendazol 200 mg por cada comprimido mastigável contém:

Albendazol __________________________________ 200 mg

Excipientes ___________________ 1 comprimido mastigável

(Excipientes: manitol, amido, álcool etílico, polividona, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio).

Mecanismo de ação

Albendazol é um composto com ação anti-helmíntica e antiparasitária, sendo assim capaz de eliminar vermes e parasitas do corpo.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Albendazol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Albendazol deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, caso se encontre muito próximo da dose do horário seguinte, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Albendazol nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.