É indicado para tratar aftas, inflamação das gengivas, candidíase oral e para prevenir o surgimento de tártaro dentário.
Aplicar uma pequena quantidade de pó sobre as feridas bucais, de 8 em 8 horas, após as refeições ou, no caso dos bebês, após as mamadas.
No caso de o médico indicar bochechos, deve-se dissolver uma colher de café do pó em meio copo de água, enxaguar a boca e depois escovar os dentes.
Não deve ser usado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem recomendação médica, nem por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
O uso deste remédio em crianças com menos de 2 anos deve ser feito somente após indicação do médico. No caso de existir insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal, cirrose, pressão alta ou no caso de se tomar corticosteroide, deve-se avisar o médico antes de começar o tratamento.
Cada 1 g de pó contém:
Benzocaína_________________________________ 0,006 g
Bicarbonato de sódio _________________________ 0,884 g
Clorato de potássio ___________________________ 0,11 g
O Albicon possui na sua fórmula benzocaína, bicarbonato de sódio e clorato de potássio que atuam na redução da acidez da boca, eliminando as bactérias e fungos que causam infecção, facilitando a cicatrização e diminuindo a dor.
No caso de ser utilizada e ingerida uma quantidade superior à indicada, deve-se ir ao hospital, pois podem surgir sintomas como dificuldade a respirar, rigidez muscular, alteração dos batimentos do coração, diminuição da pressão arterial, náusea, vômito ou diarreia.