Albocresil é indicado para:
Após tratamento inicial com Albocresil Solução Concentrada, recomenda-se a utilização de Albocresil Óvulos Vaginais nos períodos entre as cauterizações.
Uso adulto
As várias formas do Albocresil possibilitam o uso diversificado. Em casos apropriados, recomenda-se o tratamento combinado.
Albocresil Solução Concentrada
No uso ginecológico, a Solução Concentrada - em forma não diluída - destina-se preferencialmente à aplicação tópica em lesões teciduais superficiais ou profundas do colo uterino e do canal cervical.
A aplicação é realizada uma a duas vezes por semana, com o auxílio de um espéculo vaginal, pinça de curativo e mechas de algodão ou gaze, deixando-se o produto agir por um a três minutos, no local da aplicação.
Recomenda-se, antes da cauterização, lavar tanto o canal cervical como o cérvix com o produto, a fim de remover o muco presente.
Para este propósito, um aplicador envolto em algodão embebido em Albocresil é introduzido no canal cervical, girado várias vezes e retirado.
A lavagem vaginal deve ser feita com o Albocresil Solução Concentrada diluído na proporção de 1:5 em água.
Para a hemostasia vaginal, pós-cirúrgica ou dermatológica, após enxugar o local, pressiona-se ligeiramente uma mecha de algodão ou de gaze embebida em Solução Concentrada sobre o local afetado, deixando-a agir por um a dois minutos. No tratamento de queimaduras em pequenas superfícies, úlceras de decúbito e úlceras venosas de pernas, com o objetivo de eliminar o tecido necrosado, deve-se proceder da mesma maneira. No uso pós-cirúrgico e dermatológico, a solução remanescente deve ser removida, embora esta medida nem sempre seja necessária.
No tratamento de lesões da pele e da membrana mucosa, o produto concentrado ou apropriadamente diluído é administrado repetidamente até a área ser completamente limpa e se iniciar a cicatrização.
No tratamento de pequenas lesões da mucosa oral e da gengiva, o Albocresil Solução Concentrada pode ser aplicado, sem diluição, diretamente no local da lesão com o auxílio de um cotonete de algodão, ou na diluição 1:5 em água, de acordo com orientação do profissional de saúde.
No entanto, nos casos onde há várias lesões na boca ou quando estas são grandes, o Albocresil deve ser aplicado na diluição 1:5, sendo que logo após a aplicação do produto, a boca deve ser completamente enxaguada com água, já que o alto grau de acidez do produto pode levar à desmineralização dos dentes. O produto não deve ser ingerido.
No tratamento de ferimentos na língua e na cavidade faríngea, o produto é utilizado na diluição 1:5, sendo que logo após a aplicação do produto, a boca deve ser completamente enxaguada com água. O produto não deve ser ingerido.
Albocresil Óvulos
Dependendo da gravidade das lesões, o Albocresil Óvulos é administrado diariamente ou em dias alternados, devendo ser aplicado à noite, ao deitar.
A paciente deve estar deitada, e o óvulo introduzido profundamente no canal vaginal.
Para facilitar sua introdução, o óvulo pode ser umedecido com um pouco de água.
A paciente deve permanecer deitada por no mínimo uma hora após a aplicação.
Recomenda-se o uso de absorvente higiênico para evitar que a roupa íntima manche com a eventual saída do produto.
Após o tratamento inicial com Albocresil Solução Concentrada, o Albocresil Óvulo pode ser utilizado a partir do segundo dia após a primeira aplicação da Solução Concentrada.
Caso o óvulo seja aplicado durante a consulta médica, o mesmo deve ser mantido no local através da utilização de um tampão vaginal, o qual deve ser removido pela paciente após uma ou duas horas.
Albocresil Gel
No uso ginecológico, dependendo da gravidade das condições, a aplicação deve ser feita diariamente ou em dias alternados, de preferência à noite, ao deitar.
O aplicador que é composto de duas partes, é encaixado na bisnaga. A bisnaga deve ser espremida até preencher o interior do aplicador. Introduz-se o aplicador profundamente na vagina e administra-se o gel pressionando-se o êmbolo até que o aplicador fique vazio. Após o uso, remover o êmbolo do aplicador. O aplicador poderá ser facilmente lavado para a próxima aplicação.
O gel de Albocresil caracteriza-se por uma boa bioadesividade, distribuindo-se então de forma uniforme na parede vaginal, formando uma fina camada que atinge uma grande extensão.
No uso dermatológico e pós-cirúrgico, aplica-se uma camada do produto no local do tratamento. A quantidade aplicada depende da natureza e extensão da área afetada.
Recomenda-se geralmente a aplicação de Albocresil Gel após tratamento com Albocresil Solução Concentrada, nos casos de queimaduras, úlceras de decúbito e úlceras varicosas, de maneira direta ou com o auxílio de uma gaze.
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Albocresil não deve ser ingerido. Caso isso ocorra, o indivíduo deve beber imediatamente água em abundância. No caso de ingestão da Solução Concentrada, consultar seu médico para tratamento imediato.
Durante o tratamento vaginal com Albocresil, deve-se evitar lavagens genitais com sabonetes irritantes, bem como relações sexuais.
Deve-se evitar seu uso durante a menstruação.
Após alguns dias de tratamento, é comum a formação de um acúmulo do produto na vagina, que geralmente é eliminado espontaneamente como um corrimento espesso, de coloração esbranquiçada (como nata de leite) ou às vezes marrom clara. Contudo, em alguns casos, quando o acúmulo é importante, pode se fazer necessária a sua retirada pelo médico, a fim de se evitar uma irritação local e sensação de incômodo na paciente.
Proteja seus olhos do produto. Caso haja contato, enxaguá-los com água até que o produto seja completamente retirado. Em casos de maior irritação dos olhos, um oftalmologista deverá ser consultado.
Produtos têxteis ou de couro, após eventual contato com Albocresil, devem ser imediatamente enxaguados com água antes de secarem.
Albocresil na gravidez: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento, ou após o seu término.
Informe ao médico se estiver amamentando.
Interações Medicamentosas
Deve-se evitar o emprego concomitante de outros medicamentos tópicos no mesmo local de aplicação do Albocresil, apesar de, até o momento, não ter sido relatada interação medicamentosa com o uso do produto.
Nos casos de Albocresil Gel e Óvulos isto se aplica, também, a drogas recentemente utilizadas.
Solução Concentrada
Policresuleno .................... 36 % (g/g)
Veículo q.s.p .................... 12 ml
Veículo: água purificada.
Óvulos
Policresuleno .................... 0,09 g
Excipiente q.s.p .................... 1 óvulo
Excipiente: macrogol.
Gel
Policresuleno .................... 1,8 g
Excipiente q.s.p .................... 100 g
Excipientes: polioxietileno alquil éter, butilhidroxitolueno, macrogol, edetato dissódico, dióxido de silício, água purificada.
Apresentação: frascos com 12 ml de solução concentrada, embalagens com 6 óvulos e bisnagas com 50 g do gel.
Albocresil age regenerando o tecido lesado, promovendo a cicatrização através do aumento da circulação do sangue na área tratada.
Apresenta, também, ação contra germes e contra sangramentos local.
O quadro clínico por superdose ainda não é conhecido.
A ingestão acidental do produto pode causar erosão esofágica.