Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Alektos Comprimidos

Princípio Ativo: bilastina

Tipo de Medicamento: Antialérgicos

Bula

Para que serve?

Alektos em comprimidos é indicado para tratamento dos sintomas da rinoconjuntivite alérgica, como espirros, nariz entupido, coceira e olhos vermelhos e lacrimejantes pingando, coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, em adultos e crianças com mais de 12 anos.

Além disso, Alektos também é indicado no tratamento dos sintomas da urticária crônica como vermelhidão, coceira e bolinhas vermelhas na pele.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada de Alektos é de 1 comprimido de 20 mg por dia, 1 hora antes ou 2 horas depois de comer ou beber.

A duração do tratamento com Alektos deve ser indicada pelo seu médico, pois esta depende do tipo, duração e evolução dos sintomas manifestados.

Os comprimidos de Alektos devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, podendo os comprimidos ser divididos em 2 partes para facilitar a toma.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Alektos podem incluir dor de cabeça, sonolência, tontura, zumbido nos ouvidos, vertigem, dificuldade de respirar, nariz seco ou desconfortável, dor de estômago, náusea, diarreia, boca seca, inflamação da parede do estômago, problemas de digestão, coceira, aumento do apetite, herpes oral, fadiga, sede, febre, sensação de fraqueza, ansiedade, dificuldade em dormir, batimento irregular do coração e alterações nos exames de sangue.

Contraindicação

Alektos está contraindicado para crianças com menos de 12 anos de idade e para pacientes com alergia à bilastina ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Alektos, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doença ou problemas nos rins em cetoconazol e eritromicina ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Alektos nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Cada comprimido contém 20 mg de bilastina.

Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício e estearato de magnésio.

Apresentação: comprimidos contendo 20 mg de bilastina, em embalagens com 4, 10 e 30 unidades.

Mecanismo de ação

Alektos é um medicamento que tem na sua composição bilastina, um anti-histamínico de segunda geração, altamente seletivo e que apresenta atividade anti-inflamatória.

Alektos é responsável por inibir os receptores periféricos H1 da histamina, tratando assim os sintomas da rinoconjuntivite alérgica e da urticária crônica.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Alektos, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Laboratório

Nycomed GmbH Oranienburg-Alemanha:

SAC:0800-7710345