Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Algina

Princípio Ativo: Guaiacol

Tipo de Medicamento: Anti-inflamatórios não esteróides

Bula

Para que serve?

Algina é indicada para o alivio de dores localizadas, no tratamento da dor causada pelo reumatismo, contusões, traumatismos, pontadas locais ou no tratamento de músculos ou articulações doloridas, em crianças ou adultos.

Posologia

Geralmente, é recomendada a aplicação da pomada 2 vezes por dia, de preferência 1 vez de manhã e 1 vez à noite. Caso seja necessário e de acordo com indicação do médico, esta dose pode ser aumentada para 3 a 4 aplicações por dia.

Após cada aplicação, caso seja necessário, a pomada pode ser novamente aplicada até que se desenvolva calor sobre a área a tratar. O local pode depois ser coberto com tecido não irritante, como algodão por exemplo.

A pomada deve ser aplicada em quantidade suficiente para cobrir a área afetada, massajando o local até à completa absorção do produto.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Algina podem incluir reações de alergia no local de aplicação, como urticária, coceira ou vermelhidão na pele ou possível agravamento da inflamação.

Contraindicação

Algina está contraindicada para pacientes com alergia a salicilatos ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, a sua aplicação está também contraindicada em casos de pele ferida, irritada ou com cortes.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Algina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se pretender aplicar o produto em crianças ou idosos ou se estiver a usar outros medicamentos topicos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Antes de aplicar a pomada, a pele deve encontrar-se limpa e seca, sem cortes ou sinais de irritação e isenta de cremes, loções, óleos ou outras substâncias. Além disso, Algina é um produto apenas para uso externo, que não deve ser aplicada nos olhos, boca ou membranas mucosas.

Durante o tratamento com Algina, caso verifique o agravamento ou a persistência dos sintomas, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

Composição

Algina por cada 1 g de gel contém:

Salicilato de metilo _____________________________ 100 mg
Mentol ________________________________________ 40 mg
Guaiacol ______________________________________ 10 mg
Excipientes ___________________________________ 100,0 g

(Excipientes: mistura de álcool estearílico (90 %) e estearilsulfato de sódio (10 %), polissorbato 80, para-hidroxibenzoato de metilo, para-hidroxibenzoato de propilo, oleato de decilo e água).

Mecanismo de ação

Algina tem na sua composição Mentol, Guaiacol e Salicilato de metilo, compostos com ação anti-inflamatória capazes de aliviar a dor e a inflamação localizada.

Superdosagem

Em caso de ingestão acidental de Algina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso se esqueça de aplicar uma dose de Algina, deve iniciar novamente o tratamento, no horário da dose seguinte.

Laboratório

Confar - Consórcio Farmacêutico, Lda.:

- Telf:00351 21 438 74 80