O cloridrato de ambroxol xarope é indicado para a terapia secretolítica e expectorante nas afecções broncopulmonares agudas e crônicas associadas à secreção mucosa anormal e transtornos do transporte mucoso.
Deve ser utilizado o copo medida para medir as doses de cloridrato de ambroxol.
Xarope adulto:
A dose recomendada para adultos e adolescentes maiores de 12 anos é de 5 mL por via oral, 3 vezes ao dia. Este regime é adequado para o tratamento de doenças agudas do trato respiratório e para o tratamento inicial de condições crônicas até 14 dias.
Xarope infantil:
A dose recomendada varia com a idade:
A dose de cloridrato de ambroxol xarope pediátrico pode ser calculada à razão de 0,5 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, 3 vezes ao dia.
Solução oral em gotas:
A dose pode ser calculada à razão de 0,5 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, 3 vezes ao dia. As gotas podem ser dissolvidas em água.
Crianças abaixo de 2 anos: A dose recomendada é de 1 mL, o que equivale a 25 gotas, 2 vezes ao dia.
Crianças de 2 a 5 anos: A dose recomendada é de 1 mL, o que equivale a 25 gotas, 3 vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: A dose recomendada é de 2 mL, 3 vezes ao dia.
Adultos e adolescentes maiores de 12 anos: A dose recomendada é de 4 mL , 3 vezes ao dia.
A dose para inalação pode ser calculada na razão de 0,6 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, de uma a duas vezes ao dia.
Crianças abaixo de 6 anos: A dose recomendada é de 1 a 2 inalações/dia, com 2 mL.
Crianças acima de 6 anos e adultos: A dose recomendada é de 1 a 2 inalações/dia com 2 mL a 3 mL.
As gotas para inalação podem ser utilizadas com todos os inaladores modernos, exceto inaladores de vapor. Pode ser misturado com solução fisiológica salina e diluído na proporção de 1:1 a fim de se obter uma umidificação adequada do ar liberado pelo inalador.
Geralmente recomenda-se aquecer as soluções inalatórias à temperatura corpórea, esfregando o frasco entre as mãos, antes da inalação. Para pessoas com asma brônquica, aconselha-se iniciar a inalação após administração da medicação broncodilatadora habitual.
O cloridrato de ambroxol não deve ser administrado em pessoas com hipersensibilidade conhecida ao cloridrato de ambroxol e a outros componentes da fórmula.
Além disso, o cloridrato de ambroxol xarope adulto e pediátrico são contraindicados para o uso por pessoas com casos de condições hereditárias raras de intolerância a frutose.
Este medicamento não deve ser usado em crianças com menos de 2 anos de idade, grávidas e lactantes sem orientação médica.
Se ocorrerem novas lesões cutâneas ou nas mucosas, deve-se orientar o paciente a procurar o médico imediatamente e o tratamento com cloridrato de ambroxol deve ser descontinuado por precaução.
No caso de insuficiência renal, o cloridrato de ambroxol só pode ser usado após consultar um médico.
Xarope adulto:
Cada 5 mL de cloridrato de ambroxol adulto contém:
Cloridrato de ambroxol_________________________30 mg*
*(equivalente a 27,4 mg de ambroxol)
Excipientes q.s.p.______________________________5 mL
(Excipientes: ácido cítrico, aroma de abacaxi, benzoato de sódio, glicerol, mentol, propilenoglicol, sacarina sódica, ciclamato de sódio, sorbitol, hietelose e água purificada).
Xarope infantil:
Cada 5 mL de cloridrato de ambroxol pediátrico contém:
Cloridrato de ambroxol_________________________15 mg*
*(equivalente a 13,7 mg de ambroxol)
Excipientes*q.s.p_______________________________5 mL
(Excipientes: ácido cítrico, aroma de cereja, benzoato de sódio, glicerol, propilenoglicol, sacarina sódica, ciclamato de sódio, sorbitol, hietelose e água purificada).
Solução oral 7,5 mg/mL em gotas:
Cada 1 mL, que equivale a 25 gotas, contém:
Cloridrato de ambroxol________________________7,5 mg*
*(correspondentes a 6,8 mg de ambroxol)
Veículo__________________________________q.s.p. 1 mL
(Veículos: sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico mono-hidratado, álcool etílico e água purificada).
O cloridrato de ambroxol é um remédio que age aliviando a irritação e o desconforto da mucosa inflamada da garganta, graças aos efeitos hidratante e anestésico locais promovidos pela constituição do xarope.
Além disso, o cloridrato de ambroxol xarope atua sobre os brônquios, facilitando a expectoração do muco e aliviando a tosse produtiva, protegendo do acúmulo de muco e contribuindo para a recuperação do paciente.
Até o momento desconhecem-se sintomas específicos de superdose em humanos.