Princípio Ativo: cloridrato de amitriptilina
Tipo de Medicamento: Ansiolíticos
O cloridrato de amitriptilina é indicado para a depressão e para o tratamento de casos de perda involuntária de urina durante o sono, em adultos e crianças.
A dose recomendada de Amitriptilina vai depender do problema a tratar, da idade do paciente e deve ser sempre receitada e indicada pelo médico.
Adultos: a dose recomendada varia geralmente entre 50 a 100 mg, por dia, podendo a dose ser aumentada de 25 a 50 mg por noite, até uma dose total de 150 mg por dia. Geralmente, Amitriptilina deve ser administrada à noite. Em alguns casos em que seja necessário, esta dose pode ser aumentada até 200 a 300 mg por dia.
Adolescentes e idosos: a dose recomendada varia geralmente entre 10 a 50 mg, por dia, administrados em doses fracionadas ou em dose única diária, de preferência à noite.
Crianças: para o tratamento de casos de perda involuntária de urina durante o sono, a dose recomendada para crianças dos 6 aos 10 anos de idade é de 10 mg a 20 mg por dia, ao deitar. Para crianças a partir dos 11 anos de idade, a dose recomendada é de 25 a 50 mg por dia, ao deitar.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Amitriptilina incluem boca seca, sonolência, tontura, alteração do paladar, aumento de peso e do apetite, dor de cabeça, visão turva, dificuldade de concentração e prisão de ventre.
Amitriptilina está contraindicada para o tratamento da depressão em crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes com historial de infarto no coração, pacientes em tratamento para depressão com inibidores da monoaminoxidase - IMAO ou que estejam a tomar cisaprida e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Amitriptilina ou a outros componentes da fórmula.
Antes de usar Amitriptilina, deverá falar com o seu médico ou cirurgião-dentista se estiver grávida ou amentando, tiver historial alergias, incluindo alergias a corantes, tiver historial de distúrbios mentais, convulsões problemas no fígado, urinários ou hormonais ou se tiver tiver glaucoma.
Durante o tratamento com Amitriptilina deve evitar dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode afetar a sua capacidade de atenção.
Amitriptilina 25 mg contem por cada comprimido:
Cloridrato de Amitriptilina _______________________ 25 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
Excipientes: amido, ácido esteárico, celulose microcristalina,
copovidona, corante laca amarelo quinolina, corante laca amarelo crepúsculo, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, hipromelose e macrogol.
Amitriptilina 75 mg
Cloridrato de Amitriptilina _______________________ 75 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
Excipientes: amido, ácido esteárico, celulose microcristalina,
copovidona, corante laca amarelo crepúsculo, corante laca vermelho 40, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, hipromelose e macrogol.
Amitriptilina tem na sua composição cloridrato de amitriptilina, um antidepressivo com propriedades ansiolíticas, sedativas e calmantes.
Em caso de toma excessiva de Amitriptilina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Amitriptilina podem ser alteração dos batimentos cardíacos, hipotensão grave, convulsões, depressão do sistema-nervoso Central, confusão, problemas de concentração, alucinações visuais transitórias, dilatação das pupilas, agitação, hiper-reflexia, estupor, sonolência, rigidez muscular, vômito, hipotermia ou hiperpirexia.
- SAC:0800 7298000.