Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Ampicilina

Princípio Ativo: Ampicilina

Tipo de Medicamento: Antibiótico

Bula

Para que serve?

Ampicilina é um antibiotico indicado para tratar infecções sensíveis à Ampicilina, como infecções urinárias, respiratórias, digestivas, biliares, bucais, assim como infecções causadas por intervenções cirúrgicas, em adultos e crianças.

Além disso, a ampicilina também é indicada no tratamento de infecções localizadas ou sistêmicas especialmente causadas por microorganismos do grupo enterococos, Haemophilus, Proteus, Salmonella e E. coli.

Posologia

As doses recomendadas de Ampicilina dependem da idade do paciente e do problema a tratar. Assim as orientações gerais são:

Tipo de Infecção

Dose para Adultos

Dose para Crianças

Vias respiratórias 250 - 500 mg, de 6 em 6 horas

25 - 50 mg/kg/dia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.

Trato gastrintestinal 500 mg de 6 em 6 horas 50 - 100 mg/kg/dia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.
Vias geniturinárias 500 mg de 6 em 6 horas 50 - 100 mg/kg/dia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.
Meningite bacteriana 8 a 14 g de 24 em 24 horas

100 a 200 mg/kg/dia

A duração do tratamento com Ampicilina deve ser indicado pelo seu médico, pois depende dos sintomas exibidos e dos resultados de sangue, devendo o tratamento ser prolongado por pelo menos 48 a 72 horas após cessarem todos os sintomas.

Antes de tomar a Ampicilina, o medicamento deve ser diluído, devendo-se agitar o frasco para espalhar o pó, depois adicionar água filtrada até à seta assinalada no rótulo e agitar novamente o frasco. Caso se verifique que a mistura não atingiu a marca assinalada no rótulo deve adicionar-se mais água. Para tomar a dose prescrita pelo médico, deve colocar o adaptador no frasco, inserir a seringa doseadora no adaptador e puxar o êmbolo até atingir a dose em ml indicada pelo médico. Após a reconstituição, a suspensão oral é válida por 7 dias, devendo ser descartada após este tempo.

A Ampicilina não deve ser administrada juntamente com alimentos, devendo ser tomada 30 minutos a 1 hora antes das refeições, uma vez que estes dificultam a sua absorção pelo organismo.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Ampicilina podem incluir vermelhidão de pele, urticária, coceira, náuseas, vômitos ou diarreia.

Saiba como tomar antibiotico sem ter diarreia.

Contraindicação

A administração de Ampicilina está contraindicada para pacientes com alergia às Penicilinas ou outros componentes da fórmula, assim como para pacientes com historial de alergia às Cefalosporinas.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Ampicilina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes, histórico de alergias intensas ou asma ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Ampicilina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Cada 5 mL de Ampicilina suspensão oral reconstituída contém:

Ampicilina ____________________________________ 250 mg

Veículo q.s.p. ___________________________________ 5 ml

(Veículo: aroma de baunilha, aroma de morango, benzoato de sódio, celulose microcristalina e carmelose sódica, citrato de sódio diidratado, corante vermelho ponceau 4R, dióxido de silício coloidal, goma xantana, sacarose,silicona).

Mecanismo de ação

A ampicilina ou ácido 6{D(-)alfa-aminofenilacetamido] Penicilânico, é um antibiotico bactericida, que é um derivado das Penicilinas.

A ampicilina é um antibiotico eficaz no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à ampicilina, e a sua ação inicia-se minutos após a sua administração.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Ampicilina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Laboratório

Medley:

- SAC:0800 7298000.