Amplavit é um polivitamínico indicado como estimulante do apetite durante o crescimento e desenvolvimento, esforços físicos e intelectuais, doenças infecciosas e parasitarias, regimes dietéticos especiais, estados carenciais por distúrbios metabólicos, convalescença e casos de pre ou pós-operatório, em adultos e crianças.
A dose recomendada é de 1 a 2 drágeas, administradas ás refeições ou de acordo com indicação médica.
Amplavit está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Amplavit está também contraindicado no tratamento de hipovitaminoses específicas graves.
Antes de usar Amplavit, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando ou se tiver doenças ou problemas graves nos rins.
Amplavit é um medicamento que pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais, sendo que antes de realizar qualquer exame deve informar o seu médico de que se encontra em tratamento com Amplavit.
Amplavit por cada drágea contém:
Acetato de Retinol - Vitamina A _________________ 1250 UI
Colecalciferol - Vitamina D ______________________ 150 UI
Ácido Ascórbico - Vitamina C ____________________ 15 mg
Acetato de Tocoferol - Vitamina E ______________ 0,75 mg
Mononitrato de Tiamina - Vitamina B1 ___________ 0,50 mg
Riboflavina - Vitamina B2 _____________________ 0,75 mg
Cloridrato de Piridoxina - Vitamina B6 ___________ 0,50 mg
Nicotinamida __________________________________ 5 mg
Pantotenato de Cálcio ___________________________ 5 mg
Excipientes ________________________________ 1 drágea
Amplavit é um medicamento que tem na sua composição vitaminas e sais minerais essenciais, necessários para o bom funcionamento do organismo. Amplavit restitui ao organismo o teor vitamínico necessário durante situações especiais ou de stress, como crescimento, desenvolvimento, esforços físicos, estados carenciais, convalescença ou doença infecciosa.
A Vitamina A é uma vitamina lipossolúvel essencial para o bom funcionamento da retina, que auxilia na adaptação da visão ao escuro. É necessária também durante o crescimento ósseo, função testicular e ovariana, desenvolvimento embrionário, regulação e diferenciação do tecido epitelial.
A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel essencial para a absorção e utilização do cálcio, fósforo e calcificação normal dos ossos.
A Vitamina C é necessária para a formação do colágeno, renovação de tecidos e está envolvida em reações de oxidação-redução. Participa do metabolismo do ácido fólico, histamina, norepinefrina, fenilalanina, tirosina, ferro, alguns sistemas enzimáticos de bio-transformação de medicamentos, na utilização de carboidratos, síntese de lipídios, proteínas e carnitina, na função imune, hidroxilação da serotonina e na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.
A Vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, que atua como antioxidante, em conjunto com o selênio, protegendo os ácidos graxos poli-insaturados das membranas e de outras estruturas celulares do ataque de radicais livres. Protege as hemácias contra a hemólise e pode agir como co-fator em alguns sistemas enzimáticos.
A Vitamina B1 é uma vitamina hidrossolúvel, que juntamente com as moléculas de ATP atua como coenzima na descarboxilação de a-cetoácidos, sendo também essencial no metabolismo de carboidratos.
A Vitamina B2 é uma vitamina hidrossolúvel, que pode ser convertida em duas coenzimas, FMN e FAD, necessárias para a respiração celular. Além disso, é também necessária na ativação da piridoxina, conversão do triptofano em niacina e na manutenção da integridade do eritrócito.
A itamina B6 é uma coenzima que participa em várias funções metabólicas relacionadas com a utilização de proteínas, carboidratos e lipídios. Está também envolvida na conversão de triptofano em niacina ou serotonina e desaminação, descarboxilação, transaminação e transsulfuração de aminoácidos. Além disso, está também envolvida no metabolismo dos carboidratos, sendo responsável pela quebra das ligações do glicogênio e participa também da síntese do GABA no Sistema Nervoso Central.
A Nicotinamida é uma componente das moléculas de NAD e NADP, necessárias para a respiração tecidual, glicogenólise e metabolismo de lipídios, aminoácidos, proteínas e purina. Além disso, atua como anti-hiperlipidêmico, diminuindo as concentrações plasmáticas de colesterol e triglicérides no sangue.
O Pantotenato de cálcio é um precursor da coenzima A, importante no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Este percursor participa em várias funções metabólicas, incluindo na síntese de esteróides, porfirinas, acetilcolina e outras substâncias, sendo também necessário no funcionamento normal do epitélio.
Em caso de superdosagem acidental com Amplavit, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Porém, a superdosagem com vitaminas e sais minerais é pouco provavel.