Antepsin é indicado para alguns tipos de úlceras, como úlceras no estômago, úlceras no intestino e inflamações no revestimento do estômago, em adultos.
A dose recomendada de Antepsin para adultos é de 2 comprimidos ao levantar e 2 comprimidos ao deitar, nunca excedendo a dose máxima de 8 comprimidos por dia. Os 4 comprimidos recomendados de Antepsin também pode ser distribuídos ao longo do dia, desde que administrados antes das refeições e ao deitar. Geralmente, a duração do tratamento com Antepsin é de 4 a 6 semanas, podendo durar até 12 semanas caso necessário.
Os comprimidos de Antepsin devem ser engolidos com um copo de água.
Antepsin está contraindicado para crianças com menos de 14 anos, para pacientes com sinais de reação alergia como urticária, problemas em respirar ou engolir, inchaço nos lábios, face, garganta ou língua, para pacientes que estejam a fazer diálise devido a problemas nos rins ou com alergia ao Sucralfato ou a outros componentes da fórmula.
Antes de usar Antepsin, deve falar com o seu médico se estiver grávida, tentando engravidar ou amamentando, tiver problemas nos rins, dificuldade em engolir ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Antepsin, se necessitar de de tomar outros medicamentos, deve faze-lo segundo indicação e sempre com um intervalo de 2 horas entre a administração do medicamento e a administração de Antepsin.
Em pacientes que estejam a ser alimentados através de um tubo de alimentação, Antepsin deve ser administrado pelo menos 1 hora antes ou 1 hora depois de cada refeição.
Antepsin pode causar tontura ou sonolência, e por isso durante o tratamento deve evitar dirigir veículos e maquinas.
O tratamento com Antepsin nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Cada comprimido de Antepsin contém:
Sucralfato ________________________________________ 1 g
Excipientes ______________________________ 1 Comprimido
(Excipientes: Macrogol 6000, Celulose Microcristalina, Carmelose de Cálcio e Estearato de Magnésio).
Antepsin tem na sua composição Sucralfato, uma substância responsável por formar uma barreira protetora na parede do estômago. Esta barreira protege a úlcera, ajudando assim a parar a irritação causada pelos ácidos do estômago e dando tempo para sarar. Antepsin exerce assim um efeito citoprotetor generalizado, que impede a lesão gastrointestinal da mucosa.
Em caso de toma excessiva de Antepsin, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Antepsin deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre. No entanto, as doses de Antepsin nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos, caso isto aconteça, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.