Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Apracur

Bula

Para que serve?

Apracur é indicado no tratamento dos sintomas da gripe, resfriado, dor de cabeça, febre, dores musculares, dores neuropáticas e mau estar geral provocado por alterações climáticas ou uso excessivo de álcool ou nicotina, em adultos e crianças.

Posologia

Adultos e crianças com mais de 14 anos

  • A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, 3 vezes opor dia ou de acordo com indicação médica.

Crianças de 10 a 14 anos

  • A dose recomendada é de 1 comprimido, 2 a 3 vezes ao dia, ou de acordo com indicação médica.

Veja outros remédios que podem ser usados para tratar a gripe e resfriado.

Contraindicação

Apracur está contraindicado para pacientes com problemas ou doença nos rins, deficiência genética da glicose-6-fosfodeidrogenase, porfiria hepática aguda, granulocitopenia, hipertensão, tireotoxicose, alterações orgânicas graves do coração e dos vasos sanguíneos, pacientes com arritmias cardíacas e para pacientes com alergia à dipirona sódica, ao maleato de clorfeniramina, ao ácido ascórbico ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Apracur, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender administrar o medicamento a crianças com menos de 10 anos de idade, tiver mais de 65 anos, diabetes, alguma doença crônica, tiver alergia ao ácido acetilsalicílico ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Apracur deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Apracur nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Apracur por cada comprimido revestido contém:

Maleato de Clorfeniramina _________________________ 1 mg

Ácido Ascórbico - Vitamina C _____________________ 50 mg

Dipirona Sódica _______________________________ 100 mg

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose anidra, amido de milho, goma arábica, povidona, talco, álcool etílico absoluto, estearato de magnésio, copolímero metacrilato, dióxido de titânio, corante ci no 19.140, polietilenoglicol 6000 e álcool isopropílico).

Mecanismo de ação

Apracur é um medicamento que tem na sua composição maleato de clorfeniramina, ácido ascórbico e dipirona sódica, compostos responsáveis pelas suas propriedades analgésicas, antitérmicas e anti-histamínicas.

A dipirona sódica é um analgésico com propriedades antitérmicas. O ácido ascórbico ou a vitamina C, é um composto que participa nos processos de oxidação e redução das células, incentivando também as reações de defesa do organismo. Sabe-se também, que a sua necessidade por parte do organismo aumentam nos casos de doenças infecciosas. Por fim, o maleato de clorfeniramina, é um anti-histamínico que atua impedindo o efeito da histamina e de substâncias histaminóides, libertadas em casos de infecções gripais ou de alergias.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Apracur, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.