Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento

Aricept

Bula

Para que serve?

Aricept é indicado para a doença de Alzheimer, no tratamento de sintomas de demência como perda crescente de memória, confusão e alterações no comportamento, em adultos.

Posologia

Geralmente, a dose inicial recomendada é de 5 mg, 1 comprimido de Aricept 5 mg ao deitar, durante 1 mês. Após o primeiro mês de tratamento, de acordo com indicação médica, a dose pode pode ser aumentada para 10 mg por dia, 1 comprimido de Aricept 10 mg ao deitar. A duração do tratamento deve ser indicada pelo seu médico e nunca deve ser excedida a dose máxima diária de 10 mg por dia.

Os comprimidos de Aricept devem ser tomados apenas de acordo com indicação médica e devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água.

Contraindicação

Aricept está contraindicado para crianças e adolescentes e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Donepezilo ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Aricept, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver de ser submetido a intervenção cirúrgica com anestesia geral, tiver historial de úlceras no estômago ou duodenais, historial de ataques epiléticos, tiver convulsões, hepatite, intolerância a alguns açucares, asma ou outra doença pulmonar prolongada, dificuldade em urinar, doença renal ligeira, tiver doença ou problemas no coração, fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Caso se encontre em tratamento com Aricept, deve evitar dirigir veículos ou maquinas, pois a doença de Alzheimer pode afectar a sua capacidade para dirigir.

O tratamento com Aricept nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Aricept 5 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de Donepezilo __________________________ 5 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose mono-hidratada, amido de milho, celulose microcristalina, hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio, hipromelose, talco, macrogol e dióxido de titânio (E171)).

Aricept 10 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de Donepezilo _________________________ 10 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose mono-hidratada, amido de milho, celulose microcristalina, hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio, hipromelose, talco, macrogol, dióxido de titânio (E171) e óxido de ferro amarelo (E172)).

Mecanismo de ação

Aricept é um medicamento que tem na sua composição Cloridrato de Donepezilo, um composto que pertence a um grupo de medicamentos designados por inibidores da acetilcolinesterase, responsáveis por aumentar os níveis de acetilcolina no cérebro. Sabe-se que na doença de Alzheimer ocorre a decomposição da Acetilcolina no cérebro, uma substância que se encontra relacionada com a memória. Assim, ao diminuir a decomposição da Acetilcolina, Aricept promove o tratamento dos sintomas de demência associados à doença de Alzheimer.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Aricept, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Aricept podem incluir sensação de mal-estar, produção excessiva de saliva e de suor, batimentos cardíacos lentos, pressão arterial baixa, problemas em respirar, perda de consciência, ataques epiléticos ou convulsões.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Aricept deve saltar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do dia seguinte. As doses de Aricept nunca devem ser administradas a dobrar ou no mesmo dia.