O Ártico é um remédio indicado no tratamento de artrose primária e secundária.
A dose recomendada de Ártico é de 1 sachê por dia, ficando a duração do tratamento a critério do médico.
Ártico deve ser administrado pela boca e o conteúdo do sachê deve ser dissolvido com o auxílio de uma colher, em um copo com água e ingerido em seguida.
O uso de Ártico é contraindicado a pessoas alérgicas em caso de hipersensibilidade conhecida ao sulfato de glicosamina, sulfato sódico de condroitina ou outros componentes da fórmula do medicamento, a menores de 18 anos, grávidas, lactantes, pessoas com fenilcetonúria ou com insuficiência renal severa.
Este remédio não deve ser utilizado por pessoas com distúrbios da coagulação sem orientação médica, devido ao risco anticoagulante da condroitina.
A administração oral de sulfato de glicosamina pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol.
Cada sachê de Ártico contém:
Sulfato de Glicosamina*____________________________1,5 g
*sob a forma de sulfato de glicosamina cloreto sódico
Sulfato Sódico de Condroitina _______________________1,2 g
Excipientes_______________________________________5 g
(Excipientes: povidona, corante amarelo crepúsculo, ácido
cítrico, sucralose, aroma de laranja, bicarbonato de sódio
e sorbitol)
A glicosamina é uma molécula naturalmente presente no organismo humano e é o fator mais importante para a biossíntese de compostos como glicolipídeos, glicoproteínas, glicosaminoglicanos, hialuronatos e proteoglicanos, que têm um papel na formação das superfícies articulares, tendões, ligamentos, tecido sinovial, pele, ossos, unhas, válvulas cardíacas e secreção da mucosa do aparelho digestivo, aparelho respiratório e trato urinário.
A Condroitina é a mais importante glicosaminoglicana presente nas juntas e tecidos conectivos e tem um papel importante na formação da cartilagem. Além disso, também inibe a elastase de leucócitos humanos e hialuronidase, que são enzimas que destroem a cartilagem. O sulfato de Condroitina é um dos principais componentes da cartilagem, caracterizado por sua capacidade para fiar água, função que permite assegurar as propriedades funcionais e mecanismos elásticos da cartilagem.
Assim, a administração de Condroitina leva a um equilíbrio das cartilagens articulares com a melhora ou
desaparecimento das dores articulares, ajudando nos processos artrósicos degenerativos onde ocorre uma degeneração progressiva da cartilagem e uma deterioração do funcionamento articular.
Em caso de suspeita de superdosagem de Ártico, deve-se procurar rapidamente socorro médico levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de superdosagem, recomendam-se as medidas de suporte clínico e tratamento sintomático, uma vez que não é conhecido antídoto específico para este medicamento.
Se uma dose de Ártico for esquecida por mais de 4 horas, esta deve ser substituída pela dose do próximo horário.