Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Artrodar

Princípio Ativo: Diacereína

Bula

Para que serve?

Artrodar é um medicamento destinado ao tratamento da osteoartrite (artrose e afecções articulares do tipo degenerativo).

Posologia

Adultos: usar 50 a 100 mg ao dia de Artrodar, durante as refeições. Recomenda-se que uma cápsula de Artrodar seja ingerida, diariamente, nas primeiras 2 semanas de uso, seguidas por 2 cápsulas diárias, em período não inferior a 06 (seis) meses. Segundo critério médico, o tratamento poderá estender-se por ciclos mais longos. A ação antiálgica de Artrodar + manifesta-se de 2 a 4 semanas do início do tratamento, tornando-se necessário neste período, o emprego de drogas analgésicas e antiinflamatórias.

Efeitos Colaterais

Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes): diarréia, dor abdominal e alteração da coloração da urina (amarelo-intenso ou tonalidade avermelhada), porém sem significado clínico.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes): aumento do trânsito intestinal.

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes): em experiência pós-comercialização, foram relatados casos isolados de coceira, vermelhidão ou irritação na pele, pigmentação do cólon e do reto (regiões do intestino) e reações hepáticas.

Contraindicação

O produto não pode ser utilizado em pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) à diacereína, seus correlatos e a qualquer dos componentes da fórmula.

Artrodar é contra-indicado em casos de insuficiência hepática severa, doenças intestinais inflamatórias (colites ulcerativas, Doença de Crohn), pseudo-obstrução ou obstrução intestinal e síndromes abdominais dolorosas de causas não determinadas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Avisos e Cuidados

Dada a natureza antraquinônica da diacereína, Artrodar não poderá ser ingerido simultaneamente com laxantes; nos casos extremos, a administração deverá ser efetuada com máxima prudência, sob controle médico direto.

O fármaco pode produzir uma coloração amarelo-intenso na urina, porém, sem significado clínico.

Este medicamento contém LACTOSE.

Composição

Cada cápsula contém50 mg de diacereína. Excipientes: lactose e estearato de magnésio.

Armazenamento

Você deve conservar Artrodar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e da umidade.

Mecanismo de ação

Artrodar estimula a produção de componentes da cartilagem, além de bloquear os principais mediadores da resposta inflamatória envolvidos na degradação dessa estrutura. Essas propriedades lhe conferem atividades anti-osteoartrósicas e, moderadamente, analgésica, antiinflamatória e antipirética. Sua eficácia é observada após 2 a 4 semanas de uso, dependendo da gravidade da doença. Seus resultados persistem por cerca de 2 a 3 meses após a finalização de um ciclo de tratamento de 6 meses.

Superdosagem

Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Em caso de esquecimento

Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar, mas não exceda a dose recomendada para cada dia, conforme prescrição médica

Laboratório

TRB Pharma Indústria Química e Farmacêutica Ltda.