O Asalit é utilizado no tratamento das doenças inflamatórias intestinais.
Na fase aguda, recomendam-se 2 a 4 supositórios de 250 mg ao dia.
Com a regressão dos sintomas, a dose de manutenção depende da resposta de cada pessoa, mas geralmente é de um supositório ao dia, em dias alternados ou mais espaçadamente.
Este remédio não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade à mesalazina, aos salicilatos ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Também é contraindicado em pessoas com problemas graves dos rins, úlcera gástrica e duodenal e com tendência a sangramentos sem causa aparente.
Além disso, o Asalit não deve ser utilizado durante as últimas semanas de gravidez e durante a amamentação.
A utilização de Asalit requer cautela em pessoas com insuficiência renal e hepática, doenças cardíacas e idosos.
Deve-se ainda informar o médico se durante o tratamento com Asalit ocorrerem hemorragias de causa incerta, manchas roxas na pele, anemia, febre ou laringite.
É necessário interromper o tratamento imediatamente com Asalit caso ocorram sintomas como cólicas, dor abdominal aguda, diarreia com sangue, febre ocasional, dor de cabeça e inflamação da pele.
Cada supositório de Asalit contém:
Mesalazina____________________________________250 mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
O Asalit é um medicamento que contém como princípio ativo a mesalazina, que atua nas doenças inflamatórias do intestino, acelerando a cicatrização dos processos inflamatórios e reduzindo o número de recidivas.
Se acidentalmente ocorrer sobredosagem, deve-se contactar o médico imediatamente.