Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Azelan Creme

Princípio Ativo: Ácido azeláico

Tipo de Medicamento: Antiacne

Bula

Para que serve?

O Azelan creme é indicado para o tratamento da acne vulgar, manifestada por comedões, pápulas, pústulas e cistos.

Posologia

A aplicação do produto deve ser feita após uma limpeza cuidadosa da pele com água corrente ou, caso necessário, com um agente de limpeza suave.

O creme deve ser aplicado duas vezes ao dia, de manhã e à noite ou conforme critério médico, em quantidade suficiente sobre as regiões afetadas, friccionando cuidadosamente.

Em caso de irritação, deve-se reduzir a utilização do Azelan para uma vez ao dia, ou mesmo suspender a sua utilização, e para pessoas com a pele muito sensível, recomenda-se apenas uma aplicação à noite, durante a primeira semana de tratamento, e depois pode fazer-se duas vezes ao dia.

O tempo de tratamento varia de paciente para paciente e depende também da gravidade inicial do distúrbio da pele. É importante manter o uso de Azelan regularmente durante todo o período de tratamento.

Em geral, uma melhora significativa torna-se perceptível após cerca de 4 semanas. Para se obter melhores resultados, Azelan deve ser utilizado regularmente por vários meses.

Efeitos Colaterais

Os efeitos adversos mais comuns ao uso deste medicamento são queimação, coceira e vermelhidão no local da aplicação.

Com menos frequência pode ocorrer descamação, dor, ressecamento, mudança de cor ou irritação no local de aplicação.

Contraindicação

Azelan é contraindicado na presença de hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes do produto

Avisos e Cuidados

O Azelan creme deve apenas ser usado na pele, e caso entre em contato com os olhos, boca e outras membranas mucosas deve-se lavar a área afetada com bastante água. Se a irritação persistir, o médico deverá ser consultado.

O uso deste creme em mulheres grávidas e a amamentar, ou em mulheres que pretendem amamentar, deve ser feito com precaução e sob orientação do médico.

Composição

Cada g de Azelan creme contém 200 mg de ácido azelaico

Excipientes: éster de polioxietileno de ácido graxo, cutina, octanoato cetoarílico, miristato de isopropila, propilenoglicol, glicerol, ácido benzoico e água purificada.

Armazenamento

Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C)

Mecanismo de ação

O Azelan tem na sua composição ácido azelaico que ataca a bactéria Propionibacterium acnes, que possui um papel fundamental no desenvolvimento da acne.

Além disso, este creme também reduz a aspreza e o espessamento da pele, assim como a obstrução dos poros, evitando a formação de cravos pretos e brancos.

Superdosagem

Não se espera nenhum risco após uma única aplicação tópica de uma superdose (isto é, quando o medicamento é aplicado uma vez em uma grande área de pele) ou após uma ingestão acidental.

Em caso de esquecimento

Se esquecer de utilizar o medicamento, use logo que lembrar. Não utilize o dobro da medicação para compensar.

Laboratório

LEO Pharma Ltda