O Basaglar é indicado para o tratamento de Diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicado para o tratamento de Diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais, que necessitam de insulina de longa duração para o controle dos níveis altos de açúcar no sangue.
Este medicamento deve ser administrado por injeção tecidual subcutânea. Não deve ser administrado diretamente na veia.
Deve ser administrada no abdômen, coxa ou deltoide, devendo ser escolhido um diferente local para cada injeção, já que a absorção de insulina glargina não é diferente entre estas áreas.
Deve-se inspecionar cada caneta injetora descartável antes do uso e somente utilizar se a solução estiver límpida, incolor, sem a presença de partículas visíveis e se estiver com o aspecto de água. Recomenda-se anotar a data do primeiro uso da caneta.
A dose pode ser administrada a qualquer hora do dia, no mesmo horário todos os dias, sendo que os níveis desejados de glicemia, bem como as doses das medicações antidiabéticas devem ser determinados e ajustados individualmente pelo médico. Os ajustes na dose podem também ser necessários se houver alterações de peso, estilo de vida ou outras circunstâncias que possam promover aumento na susceptibilidade à hipoglicemia ou hiperglicemia.
Este remédio não deve ser usado em pessoas alérgicas à insulina glargina ou qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.
O tratamento com insulina requer atenção constante para a possibilidade de hiperglicemia e hipoglicemia.
Em pessoas com insuficiência dos rins e do fígado as necessidades de insulina podem ser menores devido ao metabolismo de insulina reduzido e em idosos, a deterioração progressiva da função renal pode levar a uma redução estável das necessidades de insulina.
Mulheres com diabetes preexistente ou gestacional devem manter um bom controle metabólico durante a gravidez para prevenir resultados adversos associados com a hiperglicemia.
Cada mL de Basaglar contém:
Insulina glargina________________________________100 UI*
*(equivalente a 3,64 mg de insulina glargina)
Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: óxido de zinco, metacresol, glicerina e água para injetáveis. O pH é ajustado por adição de soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio).
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, necessário para o aproveitamento do açúcar pelo organismo.
No entanto, na diabetes o pâncreas não produz insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou quando a produz, esta não é capaz de agir de forma efetiva.
Assim, na Diabetes mellitus tipo 1 o tratamento medicamentoso é baseado no uso da insulina que promove a manutenção das taxas de açúcar no sangue próximas ao normal.
A utilização de uma dose maior que a indicada do medicamento pode causar hipoglicemia grave, prolongada e com risco de vida.