Betadine é indicado para o tratamento dos sintomas da Síndrome de Ménière, como vertigens, náuseas, vômitos, perda de audição e zumbido no ouvido e no tratamento da tontura causada pelo mal funcionamento do ouvido, em adultos e crianças.
Geralmente, as doses recomendadas de Betadine para adultos variam de 24 mg a 48 mg por dia, divididas em 2 ou 3 doses diárias.
A dose recomendada de Betadine 8 mg para adultos é de 3 a 6 comprimidos por dia, administrados em 2 ou 3 vezes por dia. A dose recomendada de Betadine 16 mg é de metade ou 1 comprimido, administrado 3 vezes por dia, e a dose recomendada de Betadine 24 mg é de 1 comprimido, administrado 2 vezes por dia.
Os comprimidos de Betadine devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Betadine está contraindicado para mulheres grávidas ao amamentando, pacientes com menos de 18 anos, pacientes com tumor da glândula adrenal - feocromocitoma e para pacientes com alergia ao Dicloridrato de Betaistina ou a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Betadine, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver asma, historial de úlcera péptica, tiver problemas ou doenças no fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo anti-histamínicos, inibidores de monoamina-oxidases - IMAOs, fitoterápicos ou medicamentos sem receita médica.
O tratamento com Betadine nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.
Betadine 8 mg, 16 mg ou 24 mg por cada comprimido contém:
Dicloridrato de Betaistina ____________ 8 mg, 16 mg ou 24 mg
(Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona).
Betadine tem na sua composição Dicloridrato de Betaistina, um composto que é um análogo-histamínico, que atua no organismo melhorando o fluxo sanguíneo do ouvido interno. Assim, Betadine permite uma diminuição do acúmulo de pressão no ouvido, melhorando os sintomas de vertigem ou Síndrome de Ménière, geralmente acompanhada de náuseas e vômitos e zumbido no ouvido.
Em caso de toma excessiva de Betadine, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Betadine podem incluir náusea, sonolência ou dor abdominal.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Betadine deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Betadine nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.