O Butacid é indicado para o tratamento dos episódios de espondilite anquilosante, que consiste na inflamação das articulações da coluna e quadril, e dos episódios agudos de gota e pseudogota.
Quando outros anti-inflamatórios não hormonais não forem efetivos, o Butacid pode ser usado para tratamento de casos de piora aguda de artrite reumatoide, artrose e reumatismo extra-articular em tecidos fora das articulações.
As dosagens recomendadas de Butacid são as seguintes:
Doenças reumáticas:
A dose diária recomendada é de 2 a 3 drágeas ao longo do dia, nos primeiros dias e depois é de 1 drágea ao dia.
Episódios agudos de gota:
Nos primeiros dias do tratamento, de 1 a 3 dias, a dose diária é de 3 a 4 drágeas, em 2 a 3 tomadas ao dia. Se necessário continuar o tratamento, a dose diária deve ser de 1 a 2 drágeas ao dia.
Este remédio não deve ser usado por pessoas que estejam nas seguintes situações:
Além disso, também não deve ser usado por mulheres que estejam no último trimestre de gravidez e em pessoas com asma, rinite aguda e urticária.
Os idosos devem ter cuidados especiais, pois geralmente são mais sensíveis aos medicamentos.
Em pessoas que já tiveram hemorragias, úlceras no aparelho digestivo, perfurações, assim como Doença de Crohn, recomenda-se cuidadosa avaliação médica mesmo em casos de ocorrências remotas.
No caso de sinais e/ou sintomas que sugiram alterações sanguíneas, devem ser realizados exames das células brancas, vermelhas e plaquetas e se houver alteração significativa, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente.
Em caso de insuficiência hepática ou renal, deve ser realizado cuidadoso monitoramento pelo médico.
Em, o Butacid pode antecipar episódios de ataques de asma.
Cada drágea contém:
Fenilbutazona cálcica____________________________200mg
Excipientes______________________________q.s.p. 1 drágea
(Excipientes: talco, amido de milho, manitol oral, dióxido de silício, estearato de magnésio, corante amarelo tartrazina, dióxido de titânio, goma arábica, cera de abelha, cera de carnaúba, sacarose refinada, lauril sulfato de sódio, polietilenoglicol, polivinilpirrolidona k30, gelatina, óxido de magnésio leve, glicolato de amido, acetato ftalato de celulose, carbonato de cálcio extra leve).
O Butacid tem na sua composição fenilbutazona, que age inibindo a ciclo-oxigenase, enzima responsável por produzir as substâncias que causam a inflamação, a dor e a febre.
Podem ocorrer complicações como enjoos, dores nas vias digestivas ou úlceras, diminuição da respiração, queda da pressão, mau funcionamento do fígado e rins, alterações das células do sangue e elevação de enzimas do fígado que indicam seu funcionamento.