Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Carbocisteína

Bula

Para que serve?

Carbocisteína Xarope ou Gotas, é indicado como um agente mucolítico e fluidificante das secreções, ajudando a diminuir e deixar menos espessas as secreções respiratórias, auxiliando no tratamento das afecções agudas ou crônicas do trato respiratório para casos de muco viscoso ou excessivo, em adultos e crianças.

Posologia

Carbocisteína Idade do Paciente Dose Recomendada Número de Doses por dia
Carbocisteína Pediátrico Gotas 50 mg 2 aos 5 anos 2 gotas por Kg de peso = 5 mg de Carbocisteína por Kg de peso 3 vezes ao dia

Xarope 20 mg

2 aos 5 anos 5 mg de Carbocisteína por Kg de peso 3 vezes ao dia
Xarope 20 mg 5 aos 12 anos 5 a 10 ml 3 vezes ao dia
Carbocisteína Adulto Xarope 50 mg mais de 12 anos 5 a 10 ml 3 vezes ao dia

O tratamento com Carbocisteína Xarope ou Gotas nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Contraindicação

A administração de Carbocisteína é contraindicada a crianças com idade inferior a 2 anos, a pacientes com alergia à Carbocisteína ou a outros componentes da fórmula e a pacientes com úlceras no estômago ou no duodeno.
Carbocisteína Xarope Adulto 50 mg é contraindicada para crianças com idade inferior a 12 anos, sendo nestes casos recomendada a administração de Carbocisteína Xarope Pediátrico 20 mg ou Carbocisteína Gotas 50 mg.

Veja outros xaropes que podem ser usados para tratar a tosse.

Avisos e Cuidados

Antes de tomar Carbocisteína deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: tiver asma brônquica, insuficiência respiratória e úlcera gástrica ou duodenal, estiver grávida ou amamentando ou se estiver a tomar outros medicamentos como antitussígenos, anticolinérgicos ou atropínicos.

O tratamento com Carbocisteína não substitui o tratamento específico das doenças respiratórias, como a bronquite, a asma ou as infecções dos pulmões, pelo que antes de começar a administrar Carbocisteína deverá consultar o seu médico.

Carbocisteína Xarope 20 mg e Carbocisteína Xarope 50 mg podem ser utilizados por pacientes com diabetes ou que estejam sob dietas de restrição de açúcares, uma vez que não contém açúcar, sacarose.

Composição

Carbocisteína Xarope por cada 1 ml de Carbocisteína Xarope Pediátrico 20 mg, indicado para uso pediátrico contém:

Carbocisteína _________________________________ 20 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

Cada 1 ml de Carbocisteína Xarope Adulto 50 mg, indicado adultos contém:

Carbocisteína _________________________________ 50 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

Carbocisteína Gotas por cada 1 ml de Carbocisteína Gotas 50 mg, solução oral indicada para uso pediátrico contém:

Carbocisteína _________________________________ 50 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

(Veículo composto por: hietelose, sacarina sódica, propilparabeno, metilparabeno, hidróxido de sódio, essência de framboesa, essência de caramelo, corante vermelho eritrosina 3, ácido cítrico, álcool etílico, água purificada).

Mecanismo de ação

Carbocisteína Xarope 20 mg e 50 mg e Carbocisteína Gotas, tem na sua composição a carbocisteína, um aminoácido dibásico sintético derivado da cisteína, cujo mecanismo de ação ainda não é totalmente conhecido. No entanto, a carbocisteína encontra-se associada à capacidade de alterar a síntese de glicoproteínas do muco, aumentando proporcionalmente a produção de sialoglicoproteínas, o que diminui a viscosidade do muco e permite a sua eliminação através da expectoração e pela movimentação ciliar. Este medicamento começa a fazer efeito cerca de 1 a 2 horas após a sua administração.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Carbocisteína deve dirigir-se ao hospital mais próximo, o mais rápido possível, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Carbocisteína incluem distúrbios gastrintestinais, como dor de estômago, enjoo, vômito e diarreia.