Princípio Ativo: Cefaclor
Tipo de Medicamento: Antibiótico
O Ceclor BD é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis a este antibiotico, causadoras do processo infeccioso.
O Ceclor BD pode ser administrado por via oral independente das refeições, contudo, a absorção aumenta quando é administrado com alimentos.
Adultos:
A dose recomendada para faringite, amigdalite, infecções da pele e dos tecidos moles e infecções do trato urinário inferior é de 500 mg, uma vez ao dia.
A dose recomendada para bronquite é de 500 mg, duas vezes ao dia.
Para pneumonia e sinusite, a dose recomendada é de 750 mg, duas vezes ao dia.
No tratamento de infecções causadas por S. pyogenes, a dose recomendada é de 500 mg, duas vezes ao dia por pelo menos 10 dias.
Crianças:
A posologia habitual diária recomendada é de 20 mg/kg/dia em doses divididas a cada 12 horas.
Apresentação: Suspensão oral 375 mg/5 mL
Instruções de Uso
1. Antes de utilizar o medicamento pela primeira vez, agitear vigorosamente o frasco até que todo o pó depositado no fundo do frasco seja ressuspendido. Voltar a agitar o frasco toda vez que for utilizar o produto;
2. Retirar a tampa do frasco e encaixar o bico adaptador, fornecido com a seringa, na boca do frasco. Pressionar até que fique perfeitamente ajustado;
3. Encaixar a seringa dosadora no bico adaptador que foi colocado na boca do frasco, virar o frasco de cabeça para baixo e puxar o êmbolo da seringa até atingir a quantidade receitada pelo seu médico;
4. Administrar a dose contida na seringa;
5. Fechar bem o frasco;
6. Lavar várias vezes a seringa com água, limpando-a bem para que possa ser utilizada novamente.
Os efeitos colateris que podem ocorrer com o uso de Ceclor são icterícia colestática, diarréia, testes anormais de função hepática, náusea, colite pseudomembranosa, vômito, pequenas elevações no nitrogênio uréico ou creatinina sérica ou urinálises anormais e nefrite intersticial.
Veja como tomar antibiotico sem ter diarreia.
Além disso, pode também ocorrer eritema multiforme, reações de hipersensibilidade, coceira, erupção cutânea, urticária, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, angioedema, artralgia, artrite, febre e candidíase.
O Ceclor BD é contra-indicado em pacientes alérgicos às penicilinas, a outros antibioticos betalactâmicos e às cefalosporinas.
Este medicamento não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Os antibioticos devem ser administrados com precaução a qualquer paciente que tenha demonstrado alguma forma de alergia.
Foi relatada colite pseudomembranosa praticamente com todos os antibioticos de largo espectro.
O uso prolongado de cefaclor pode resultar na proliferação de microorganismos resistentes.
O cefaclor deve ser administrado com cautela na presença de insuficiência renal grave
Cada comprimido de Ceclor BD 500 mg contém:
Cefaclor monoidratado ________________________ 500 mg
Excipiente q.s.p. _____________________________1 comp.
(Excipientes: manitol, hipromelose, hiprolose, copolímero do ácido metacrílico, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de titânio, hipromelose + macrogol, corante alumínio azul 2).
Cada comprimido de Ceclor BD 750 mg contém:
Cefaclor monoidratado ________________________750 mg
Excipiente q.s.p. _____________________________1 comp.
(Excipientes: manitol, hipromelose, hiprolose, copolímero do ácido metacrílico, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de titânio, hipromelose + macrogol, corante alumínio azul 2).
Cada 5 mL da suspensão de liberação prolongada de Ceclor BD 375 mg contém:
Cefaclor monoidratado_________________________375 mg
Veículo___________________________________qsp. 5 mL
(Veículo: sacarose, lecitina de soja, corante alumínio laca vermelho 3, estearato de alumínio, cloreto de sódio, butilparabeno, óleo de mamona, vanilina, essência de morango)
Os sintomas tóxicos após uma superdosagem de cefaclor podem incluir náusea, vômito, dor epigástrica e diarréia.
Não é necessária a descontaminação gastrintestinal, a menos que tenha sido ingerida uma dose cinco vezes a dose máxima recomendada.
Proteger as vias aéreas do paciente e manter ventilação e perfusão e monitorar e manter dentro de limites aceitáveis os sinais vitais do paciente.
A absorção de drogas pelo trato gastrintestinal pode ser diminuída administrando carvão ativado, que em muitos casos é mais eficaz do que a êmese ou a lavagem gástrica.