Cecoflan
Bula
Para que serve?
Como antiinflamatório e analgésico para os tratamentos agudos e crônicos dos sinais e sintomas de artrite reumatóide, espondilite anquilosante, osteoartrites e periartrite escapuloumeral. Também está indicada nos processos álgicos de várias etiologias, tais como: dores musculares (p.e. dores lombares), dor de dente ou dores pós-cirúrgicas (p.e. pós-episiotomia, após extrações dentárias).
Posologia
A dose usual é de 100mg a cada 12 horas. O regime posológico deve ser individualizado de acordo com a indicação e outras variáveis clínicas.
Pacientes idosos: A experiência clínica e dados farmacocinéticos limitados sugerem que a dose para idosos deva ser a mesma que a dose usual para adultos. Entretanto, como nos demais antiinflamatórios não-esteróides, o tratamento requer cautela, já que esses pacientes são mais susceptíveis às reações adversas.
Pacientes com insuficiência renal: Não há evidências de que a dose de Aceclofenaco deve ser modificada em pacientes com insuficiência renal (clearance de creatinina de 40-70 ml/min), e não há dados que suportem o uso da droga em pacientes renais graves.
Pacientes com insuficiência hepática: Pacientes com doença hepática leve devem receber uma dose inicial de 50mg a cada 12 horas. A segurança do uso de drogas antiinflamatórias (AINE) em pacientes com insuficiência hepática de intensidade leve a moderada não foi estudada.
Contraindicação
Para pacientes hipersensíveis ao fármaco ou a qualquer dos componentes inativos da fórmula. O Cecoflan não deve ser administrado em pacientes hipersensíveis ao diclofenaco. Relata-se a ocorrência de reações anafiláticas graves, e algumas vezes fatais, em pacientes em tratamento com agentes antiinflamatórios não esteroidais. Como qualquer outra droga antiinflamatória não esteroidal, Cecoflan é contra-indicado para aqueles que sofrem broncoespasmo, urticária ou rinite aguda devido ao ácido acetilsalicílico ou a outros agentes antiinflamatórios não esteroidais, já que existe um risco de reações alérgicas graves. Cecoflan não deve ser utilizado em pacientes com úlcera péptica em fase ativa. Este produto é contra-indicado durante a gravidez e a lactação.
Composição
Cada comprimido contém:
Aceclofenaco....................100mg
Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, lactose, amido de milho, polivinilpirrolidona, glicolato amido sódico, estearato de magnésio, polimetacrilato, óxido de ferro amarelo, talco, dióxido de titânio, polietilenoglicol.
Superdosagem
Podem ocorrer hipotensão, insuficiência renal, convulsões, irritação gastrintestinal e depressão respiratória. O tratamento consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte. Pode-se utilizar lavagem gástrica e carvão ativado para evitar a absorção do medicamento quando administrado por via oral. Terapias específicas tais como diurese forçada, diálise ou hemoperfusão não são úteis em decorrência de seu alto índice de ligação às proteínas e metabolismo extensivo.