Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Cefalexina

Bula

Para que serve?

Cefalexina é indicada para o tratamento da sinusite bacteriana, otite média e para infecções do trato respiratório, do trato geniturinário, da pele, dos tecidos moles, ósseas e dentárias, em crianças e adultos.

Posologia

Adultos

A dose recomendada de Cefalexina para adultos pode variar de 1 a 4 g por dia, administradas em diferentes doses ao longo do dia. Porém, a dose recomendada é geralmente de 250 mg, administrados de 6 em 6 horas.

  • Cefalexina 500 mg: ingerir meio comprimido de Cefalexina 500 mg, de 6 em 6 horas.
  • Cefalexina 250 mg: ingerir 5 ml de Cefalexina 250 mg suspensão oral, equivalente a 1 copo-medida, administrados de 6 em 6 horas.

Dependendo do problema a tratar e de acordo com indicação médica, estas doses podem ser aumentadas.

Crianças

  • Cefalexina 250 mg: a dose recomendada de Cefalexina suspensão oral é de 0,5 a 1 ml por cada kg de peso da criança, cerca de 25 a 50 mg por cada kg de peso, administrados de 12 em 12 horas.

Dependendo do problema a tratar e da idade da criança e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada.

Contraindicação

Cefalexina está contraindicado para pacientes com alergia a cefalosporinas, a penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Cefalexina 250 mg tem na sua composição o corante amarelo Tartrazina que é contraindicado para pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Cefalexina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabétes, ingerir regularmente bebidas alcóolicas ou se tiver historial de alergia a antibióticos ou ao ácido acetilsalicílico.

Composição

Cefalexina 500 mg por cada comprimido contém:

Cefalexina monoidratada ____________________ 525,91 mg

(equivalente a 500 mg de Cefalexina anidra)

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, talco, corante eritrosina e água purificada.

Cefalexina 250 mg por cada 1 ml de suspensão oral contém:

Cefalexina monoidratada ____________________ 50 mg/ml

Excipientes ___________________________________ 1 ml

(Excipientes: açúcar, butilparabeno, cloreto de sódio grau farmacêutico, estearato de alumínio vegetal, lecitina de soja, óleo de mamona hidrogenado, aroma de guaraná, corante alumínio laca amarelo tartrazina 5, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, óleo de coco fracionado).

Mecanismo de ação

A Cefalexina é um antibiótico que pertencente ao grupo das cefalosporinas, um composto que apresenta ação bactericida, capaz de eliminar as bactérias responsáveis pelos processos inflamatórios.

Após administração oral, a Cefalexina começa a fazer efeito cerca de 60 minutos após a sua administração.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Cefalexina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Cefalexina podem ser náusea, vômito, dor epigástrica, diarreia e sangue na urina.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Cefalexina deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça no próprio dia. Caso contrário, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas as doses diárias definidas pelo seu médico.