Bula
Para que serve?
Tratamento de todas as infecções causadas por microorganismos sensíveis a este antibiótico.
Posologia
Após a reconstituição, a cefazolina pode ser administrada por via intravenosa direta ou por infusão contínua ou intermitente. Injeção intravenosa direta (administrar a solução diretamente na veia ou através de tubo): diluir a solução de 1 g de cefazolina em uma quantidade de no mínimo 10 ml de água esterilizada para injeção. Injetar a solução lentamente no prazo de 3 a 5 minutos. Não injetar em menos de 3 minutos.
Infusão intravenosa intermitente: a cefazolina pode ser administrada junto com líquidos intravenosos, por meio de um dispositivo para controle de volume (infusão contínua) ou separadamente com um frasco secundário para administração (infusão intermitente).
As soluções reconstituídas de 1 g de cefazolina podem ser diluídas em 50 a 100 ml das seguintes soluções intravenosas: cloreto de sódio a 0,9%; glicose a 5% ou 10%; glicose a 5% em lactato de Ringer; glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,9% (também pode ser usado com glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,45% ou 0,2%) em lactato de Ringer; frutose a 5% ou 10% Solução de Ringer.
Posologia adultos: pneumonia pneumocócica 500 mg a cada 12 horas; infecções leves causadas por cocos gram-positivos sensíveis 250 mg a 500 mg a cada 8 horas; infecções do trato urinário agudas e não complicada 1 g a cada 12 horas; infecções moderadas e graves: 500 mg a 1 g a cada 6 a 8 horas; infecções com risco de vida (por ex.: endocardite e septicemia) 1 g a 1,5 g; cada 6 horas. Em raras situações, doses de até 12 gramas de cafazolina por dia foram usadas. Dosagem em insuficiência renal: para pacientes com insuficiência renal a dose inicial é a mesma que em pacientes com o rim sadio. O intervalo de dosagem deve ser aumentado, pois pode haver um acúmulo de cefazolina.
Contraindicação
Pacientes com alergias à cefazolina e a outras cefalosporinas. Uma alergia ocasional na região sacra com outros antibióticos betalactâmicos (entre outros, penicilina) precisa ser observado. Recomenda-se não utilizá-lo em pacientes reconhecidamente alérgicos.
Avisos e Cuidados
Antes de ser instituída a terapêutica com a cefazolina, deve-se pesquisar antecedentes de reações de hipersensibilidade às cefalosporinas e à penicilina. Os derivados da cefalosporina C devem ser administrados com cautela a pacientes sensíveis à penicilina. Reações agudas e graves da hipersensibilidade podem requerer administração de adrenalina e outras medidas de emergência. Há alguma evidência de alergenicidade cruzada parcial entre as penicilinas e as cefalosporinas.
Composição
Cada frasco-ampola contém cefazolina sódica1,0508 g (equivalente a 1 g de cefazolina).