A cerazette é um anticoncepcional que previne a gravidez quando usado corretamente, apresentando um índice de falha muito baixo.
Este anticoncepcional é mais adequado para o uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios.
A Cerazette deve começar a ser tomada no 1º dia da menstruação, e neste caso não é necessário tomar precauções contraceptivas extras. No entanto também se pode iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se a utilização de preservativo durante os primeiros 7 dias de tratamento.
Se a pessoa tomou uma pílula combinada no último mês deve começar a tomar Cerazette no dia seguinte de ter tomado a última pílula.
Se a pessoa tomou uma minipílula no último mês, pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Cerazette no dia seguinte. Neste caso, deve-se utilizar preservativo durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette.
Se a pessoa utilizou um contraceptivo injetável, implante ou DIU que libera progestagênio durante o último mês, deve começar a tomar Cerazette no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o sistema intra-uterino. Neste caso, também se deve utilizar um método contracetivo durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette.
Esquecimento de comprimidos
A confiabilidade de Cerazette está mantida. Deve-se tomar o comprimido esquecido logo que possível e continuar a tomar os comprimidos normalmente.
A confiabilidade de Cerazette pode ter sido reduzida. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior o risco da eficácia contraceptiva ter sido reduzida. Deve-se tomar o último comprimido esquecido logo que possível e continuar a tomar os comprimidos normalmente e usar um preservativo também nos próximos 7 dias.
Se esquecer 1 ou mais comprimidos na 1a semana de uso e tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento dos comprimidos, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. Nesse caso o médico deve ser consultado.
Se a pessoa vomitar 3-4 horas após ter tomado Cerazette, o componente ativo pode não ter sido absorvido completamente.
Caso a pessoa esteja grávida, suspeite que esteja, ou pretenda engravidar, não deve tomar Cerazette.
Além disso, também não se deve tomar Cerazette em casos de formação de coágulo em vaso sanguíneo das pernas ou dos pulmões, icterícia ou doença de fígado grave, câncer dependente de progestagênios, sangramento vaginal de origem desconhecida, ou alergia aos componentes do produto.
A Cerazette, como todos os contraceptivos hormonais, não protege contra infecções por HIV ou contra qualquer doença sexualmente transmissível.
Se a pessoa tem ou teve câncer de mama, diabetes, epilepsia ou tuberculose, manchas marromamareladas na pele, particularmente no rosto ou redução de massa óssea, deve falar com o médico antes de tomar o medicamento.
Cada comprimido contém:
Desogestrel___________________________________75 mcg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: sílica coloidal, alfa-tocoferol, lactose, amido, povidona, ácido esteárico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio).
A Cerazette tem na sua composição desogestrel que atua através da inibição da ovulação, e do aumento da viscosidade do muco cervical.
Não há relatos de reações adversas graves em decorrência de superdose. Nesta situação os sintomas que podem ocorrer são: náuseas, vômitos e, em meninas e adolescentes, discreto sangramento vaginal.