Cibalena A é indicada para o alívio de dores leves a moderadas tais como: dor de cabeça, dores causadas por resfriados ou sinusite; artrite; dores musculares, dor de dente; dismenorréia (cólicas pré-menstrual e menstrual) e enxaqueca.
Via oral - Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos de idade
Para dores leves a moderadas: tomar 2 comprimidos um copo de água, podendo repetir a dose cada 6 horas, não administrar mais de 8 comprimidos em 24 horas.
Para enxaqueca: tomar apenas uma dose de 2 comprimidos em 24 horas.
Se após uma dose a enxaqueca persistir, consulte um médico.
O incío de ação ocorre aproximadamente em 15 minutos após a administração oral.
O tempo de ação deste medicamento poderá variar de paciente para paciente.
Não tome Cibalena A:
Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos.
Consulte seu médico antes de tomar este medicamento:
Caso você tenha asma, problemas de coagulação, úlceras ou problemas estomacais como acidez, desconforto estomacal e dor de estômago que não se cura ou é recorrente.
Se você apresenta dor de cabeça forte (enxaqueca) nunca antes diagnosticada por um médico; dores diferentes das suas dores de cabeças fortes (enxaqueca) usuais, febre e rigidez do pescoço; dores de cabeça que iniciaram por uma lesão na cabeça, esforço, tosse ou curvatura; primeira dor de cabeça depois de 50 anos de idade; dores de cabeça diárias; dor de cabeça tão severa que requer repouso; problemas ou efeitos secundários sérios ao tomar outro medicamento redutor da dor ou febre; vômito causado pela dor de cabeça.
Se você está tomando qualquer um dos seguintes medicamentos: anticoagulantes ou medicamentos utilizados para tratar diabetes, gota ou artrite; qualquer outro medicamento que contenha paracetamol, ácido acetilsalicílico ou qualquer outro redutor da dor ou febre.
Outras advertências:
O paciente não deverá exceder a dose recomendada, não usar Cibalena A por mais de 5 dias para dor, ou 3 dias para febre, sem consultar um médico.
Se os sintomas persistirem ou piorarem, ou se surgirem novos sintomas, o paciente deverá consultar um médico.
O ácido acetilsalicílico pode causar reação alérgica grave, a qual inclui erupções, inflamação facial, asma (dificuldade para respirar) ou choque.
O uso de altas doses de paracetamol pode provocar danos graves no fígado.
Crianças ou adolescentes não devem usar este medicamento para catapora ou sintomas gripais antes que um médico seja consultado sobre a síndrome de reye, uma doença rara, mas grave, associada a este medicamento.
Atenção: este medicamento contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Advertência sobre o álcool:
As bebidas alcoólicas deverão ser evitadas, devido a combinação do álcool com paracetamol e ácido acetilsalicílico poder causar danos no fígado e sangramento no estômago.
Por esta razão, o paciente que consome três ou mais doses de bebida alcoólica por dia, deverá consultar um médico antes de usar Cibalena A.
Advertência em relação a cafeína:
A dose recomendada para este produto contém aproximadamente tanta cafeína quanto uma xícara de café.
Ao tomar este medicamento, o paciente deverá limitar o uso de medicamentos, alimentos ou bebidas que contenham cafeína, uma vez que grande quantidade de cafeína pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia e ocasionalmente aumento dos batimentos cardíacos.
Os idosos são mais sensíveis aos efeitos adversos dos medicamentos, assim deverão seguir as indicações do médico durante o tratamento.
Assegure-se do efeito que este medicamento possui sobre você antes de dirigir veículos ou operar máquinas.
Cibalena A na gravidez e amamentação:
Consulte seu médico ou farmacêutico antes de usar este medicamento durante a gravidez ou amamentação.
Não use ácido acetilsalicílico durante os 3 últimos meses de gravidez a menos que seja indicado pelo médico, pois poderá causar problemas no feto ou complicações durante o parto.
Crianças menores de 12 anos: consultar um médico.
Interações Medicamentosas
Consulte um médico ou farmacêutico antes de tomar Cibalena A.
As interações medicamentosas dos componentes individuais de Cibalena A com outras substâncias são bem conhecidas, no entanto não há indícios de que elas podem mudar com o uso combinado.
Não há interações relevantes de segurança entre ácido acetilsalicílico e paracetamol.
Cada comprimido revestido de Cibalena A contém 250 mg de ácido acetilsalicílico, 250 mg de paracetamol e 65 mg de cafeína.
Excipientes: hidroxipropilcelulose, celulose microcristalina, ácido esteárico, hipromelose, dióxido de titânio, propilenoglicol, povidona, monolaureto de sorbitol, polissorbato 20, óleo mineral, ácido benzóico, emulsão de simeticona, corante FD&C azul nº 01.
Apresentação:
Cibalena A é uma combinação de ácido acetilsalicílico, paracetamol e cafeína.
O paracetamol é um analgésico e antipirético (contra dor e febre), o ácido acetilsalicílico é analgésico e antiinflamatório.
A cafeína potencializa o efeito analgésico.
Não tomar mais do que prescrito.
Tomar mais do que a dose recomendada pode causar sérios problemas de saúde, incluindo dano no fígado.
Em caso de superdose, o paciente deverá procurar ajuda médica e dirigir-se imediatamente a um centro médico de urgência.
O rápido atendimento médico é fundamental para adultos assim como para crianças, mesmo quando não há sinais ou sintomas.