Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento

Circadin

Bula

Para que serve?

Circadin 2 mg em comprimidos é indicado para o tratamento da insônia em adultos com grande dificuldade em adormecer ou em manter o sono durante a noite.

Posologia

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, equivalente a 2 mg, 1 vez por dia, 1 ou 2 horas antes da hora de deitar.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e depois de comer.

Contraindicação

Circadin está contraindicado para pacientes com idade inferior a 18 anos, mulheres grávidas, planeando engravidar ou amamentando, pacientes que ingiram frequentemente bebidas alcoólicas e para pacientes com alergia à melatonina ou a outro componente da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Circadin, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças no fígado ou nos rins, tiver intolerância a alguns açucares incluindo à lactose, alguma doença autoimune, for fumador ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Circadin deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Circadin nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Mecanismo de ação

Circadin, tem na sua composição melatonina, uma hormona naturalmente produzida no corpo pela glândula pineal, que se encontra estruturalmente relacionada com a serotonina.

A melatonina está associada ao controlo dos ritmos circadianos, à indução do ciclo luz-escuro, ao efeito hipnótico e ao aumento da propensão para dormir e a sua produção aumenta pouco depois de começar a escurecer, atingindo o seu pico entre as 2 e as 4 horas da manhã, e diminui durante a segunda metade da noite. Pensa-se que a atividade da melatonina nos receptores MT1, MT2 e MT3, contribui para as suas propriedades promotoras do sono, uma vez que estes receptores estão envolvidos na regulação dos ritmos circadianos e na regulação do sono.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Circadin, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. O efeito colateral mais comum que pode sentir após a toma excessiva de Circadin e a sonolência.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Circadin, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça antes de deitar. Caso contrário, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.