Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
‌

Citarabina

Bula

Para que serve?

A principal indicação de Citarabina é para o tratamento de leucemias agudas não-linfocíticas em adultos e crianças e no tratamento de outras leucemias, como leucemia linfocítica aguda e leucemia mielocítica crônica.

Este remédio pode ser utilizado sozinho ou em combinação com outros agentes que combatem o câncer e geralmente, os melhores resultados são obtidos com a terapia combinada.

A Citarabina sozinha ou em combinação com outros medicamentos, como metotrexato, succinato sódico de hidrocortisona, pode ser utilizado por via intratecal para prevenção e tratamento da leucemia com infiltração meníngea.

Posologia

Este produto é de uso restrito a hospitais ou ambulatórios especializados, com emprego específico em ânceres e deve ser manipulado apenas por pessoal treinado.

A Citarabina deve sempre ser preparada e administrada por um médico ou por um profissional de saúde. As instruções para administração, reconstituição, diluição e infusão estão disponibilizadas na bula destinada aos profissionais de saúde.

A administração deve ser realizada por via intravenosa, subcutânea, intratecal ou por infusão intravenosa.

Contraindicação

Este remédio é contraindicado em pessoas alérgicas à citarabina ou qualquer componente presente no produto.

Além disso, a citarabina não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem orientação médica.

Avisos e Cuidados

Antes de iniciar o tratamento, o médico deve saber que a citarabina apresenta inúmeros efeitos colaterais hematológicos, hepáticos e renais, neurológicos, imunosupressores e em outros órgãos.

Este medicamento também interage com outros como é o caso da digoxina, gentamicina, fluorocitosina ou metotrexato.

Composição

Cada frasco-ampola contém:

Citarabina__________________________equivalente a 100 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 frasco-ampola

(Excipientes: ácido clorídricoa , hidróxido de sódioa , água para injetáveisb e nitrogênioc . A solução diluente contém álcool benzílico, água para injetáveis e nitrogênio).

Mecanismo de ação

A Citarabina é um agente antineoplásico, que inibe a formação do DNA, que consiste numa substância ou material genético que forma os seres vivos.

Além disso, também apresenta propriedades antivirais e imunossupressoras.