O citrato de sildenafila está indicado para o tratamento da disfunção erétil, que se entende como sendo a incapacidade de atingir ou manter uma ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Para que citrato de sildenafila seja eficaz, é necessário estímulo sexual.
Para a maioria das pessoas, a dose recomendada é de 50 mg em dose única, aproximadamente 1 hora antes da relação sexual. De acordo com a eficácia e tolerabilidade, a dose pode ser aumentada para uma dose máxima recomendada de 100 mg ou diminuída para 25 mg.
A frequência máxima recomendada é de 1 vez ao dia.
Em pessoas com insuficiência renal grave e com insuficiência hepática, a dose recomendada é de 25 mg.
O uso do citrato de sildenafila está contraindicado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Além disso, também é contraindicado para uso por pessoas em tratamento com medicamentos que contenham qualquer forma doadora de óxido nítrico, nitratos orgânicos ou nitritos orgânicos.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres e por menores de 18 anos.
Existe um grau de risco cardíaco associado à atividade sexual, por isso os médicos podem considerar uma avaliação da condição cardiovascular do homem antes de iniciar o tratamento. Os agentes para o tratamento da disfunção erétil não devem ser utilizados em homens para os quais a atividade sexual esteja desaconselhada.
Além disso, este medicamento deve ser usado com cuidado em pessoas susceptíveis a vasodilatadores, com neuropatia óptica isquêmica não-arterítica, que tomam α-bloqueadores ou com deformações anatômicas no pênis.
Cada comprimido de 25 mg contém:
Citrato de sildenafila _________________________35,1 mg*
*(equivalente a 25 mg de sildenafila)
Excipientes q.s.p. _______________________ 1 comprimido
(Excipientes: celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, copovidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, azul de indigotina, laca de alumínio, sacarina sódica).
Cada comprimido de 50 mg contém:
Citrato de sildenafila _________________________70,2 mg*
*(equivalente a 50 mg de sildenafila)
Excipientes q.s.p. _______________________1 comprimido
(Excpientes: celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, copovidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, azul de indigotina, laca de alumínio, sacarina sódica).
Cada comprimido de 100 mg contém:
Citrato de sildenafila ________________________140,4 mg*
*(equivalente a 100 mg de sildenafila)
Excipientes q.s.p. _______________________1 comprimido
(Excipientes: celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, copovidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, azul de indigotina, laca de alumínio, sacarina sódica).
O mecanismo fisiológico responsável pela ereção do pênis envolve a liberação de óxido nítrico nos corpos cavernosos durante a estimulação sexual. O óxido nítrico ativa a enzima guanilato ciclase, que resulta no aumento dos níveis de monofosfato de guanosina cíclico, produzindo um relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos, permitindo o influxo de sangue.
A sildenafila não exerce um efeito relaxante diretamente sobre os corpos cavernosos isolados de humanos, mas melhora o efeito do óxido nítrico através da inibição da fosfodiesterase tipo 5, a qual é responsável pela degradação do monofosfato de guanosina cíclico nos corpos cavernosos. Quando a estimulação sexual causa a liberação local de óxido nítrico, a inibição da fosfodiesterase tipo 5 causada pela sildenafila aumenta os níveis de monofosfato de guanosina cíclico nos corpos cavernosos, resultando no relaxamento da musculatura lisa e no influxo de sangue nos corpos cavernosos.
A sildenafila, nas doses recomendadas, só funciona mediante estimulação sexual.
Em caso de superdosagem podem ocorrer os mesmos efeitos adversos que ocorrem com doses inferiores mas com maior gravidade.
Caso isto aconteça deve-se ir imediatamente ao médico.