Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório

Clindamicin C

Princípio Ativo: Clindamicina

Tipo de Medicamento: Antibiótico

Bula

Para que serve?

O Clindamin C cápsulas é um antibiotico indicado no tratamento de diversas infeções causadas por bactérias, como infeções de: traqueia, seios da face, amígdalas, faringe, laringe, ouvidos, brônquios, pulmões, pele, partes moles, e tecidos próximos como os músculos ou tendões, região inferior do abdómen, útero, trompas, ovário, vagina, dentes, ossos e articulações.

Posologia

As cápulas de Clindamin-C devem ser tomadas inteiras, com um copo cheio de água, fechadas e não mastigadas. A duração do tratamento depende do tipo e gravidade da infeção. Normalmente são recomendadas doses entre 600-1800mg, dividida em 2, 3 ou 4 doses iguais em adultos.

No tratamento de amidalite e faringite agudas causadas por estreptococo: a dose de Clindamin-C deve ser 300mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias.

Efeitos Colaterais

Este remédio poderá causar alguns efeitos secundários sendo os mais comuns: infeccoes-e-infestacoes do intestino por uma bactéria conhecida por C.dificille, distúrbios gastrintestinais como diarreia, dor abdominal, distúrbios no fígado e vesicula biliar e na pele ou no tecido subcutâneo com sintomas de erupções de pele.

Contraindicação

O Clindamin-C não deverá ser usado por pessoas que tenham sofrido alguma reação alérgica à clindamicina ou à lincomicina ou a qualquer componente da fórmula e no tratamento de meningite.

Avisos e Cuidados

O tratamento com antibioticos, altera a composição de agentes bacterianos normais do organismo humano, permitindo o crescimento excessivo de algumas bactérias existentes, o que poderá causar diarreia. Quando este crescimento é excessivo, a gravidade da infeção causada no intestino poderá variar de leve a fatal.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou a amamentar, sem orientação médica.

Composição

Cada cápsula contém:

Cloridrato de clindamicina_____________________338,457mg

(equivalente a 300mg de clindamicina)

(Excipiente q.s.p 1 cápsula :amido, talco, estearato de magnésio, dióxido de silício e croscarmelose sódica).

Mecanismo de ação

Este antibiotico é um inibidor da síntese proteica bacteriana, que impede que as bactérias produzam proteínas essenciais ao seu crescimento e reprodução, impedindo-as de se multiplicarem.

Superdosagem

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve procurar-se rapidamente socorro médico levando se possível a embalagem ou bula do medicamento.

Laboratório

Teuto Brasileiro:

 - SAC:0800 621 800