Clindamicina 300 mg é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Clindamicina, como amigdalite, faringite, sinusite, otite média, bronquite, pneumonia, acne, furúnculos, celulite, impetigo, abscessos, feridas infeccionadas, erisipela, panarício, infecções nos ossos e articulações como osteomielite aguda ou crônica e artrite séptica, infecções nos dentes como abscessos periodontais, periodontite, gengivite e abscessos periapicais, infecções da pelve e do trato genital feminino como endometrite, abscessos tubo-ovarianos não gonocócicos, celulite pélvica, infecção vaginal pós-cirúrgica, salpingite e doença inflamatória pélvica, em adultos.
Geralmente, a dose recomendada de pode variar entre os 600 e os 1800 mg, entre 2 a 6 comprimidos, administrados em 3 ou 4 doses ao longo do dia, nunca excedendo a dose máxima diária de 1800 mg por dia.
A dose recomendada e a duração do tratamento com Clindamicina devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.
Os comprimidos de Clindamicina devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Clindamicina está contraindicado para pacientes com alergia à Lincomicina, à Clindamicina ou a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Clindamicina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver menos de 16 anos, tiver doenças ou problemas no fígado, rins ou no estômago, tiver histórico de diarreia causada pelo uso de antibióticos ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Clindamicina, caso tenha diarreia constante, deve consultar o seu médico logo que possível.
O tratamento com Clindamicina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Clindamicina por cada comprimido contém:
Cloridrato de clindamicina monoidratado _________ 338,46 mg
- Equivalente a 300 mg de clindamicina base
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, amido, talco e estearato de magnésio).
Clindamicina é um antibiótico eficaz contra bactérias sensíveis à Clindamicina, sendo por isso eficaz no tratamento de infecções de diversas infecções como infecções do trato respiratório superior, infecções do trato respiratório inferior, infecções da pele e partes moles, infecções ósseas, infecções das articulações, infecções dentárias e infecções da pelve e do trato genital feminino.
Em caso de toma excessiva de Clindamicina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso se esqueça de tomar uma dose de Clindamicina, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.