Princípio Ativo: fosfato de clindamicina
Tipo de Medicamento: Antiacne
O Clindoxyl gel é indicado no tratamento de espinhas, cravos e pústulas, causadas por acne leve a moderada.
O Clindoxyl gel não deverá ser ingerido. Este remédio destina-se a ser usado exclusivamente na pele e aplicado uma vez ao dia.
Alguns efeitos secundários poderão surgir durante o tratamento com Clindoxyl gel. Destes efeitos os mais comuns são: pele ressecada e descamada, vermelhidão especialmente durante as primeiras semanas de uso , sensação de queimação/ardência na pele, dor na pele e maior sensibilidade à luz solar.
Este remédio não deverá ser utilizado por pessoas com alergia à clindamicina, lincomicina, peróxido de benzoíla ou a qualquer outro componente da fórmula, com inflamação do intestino delgado ou grosso, causadas pela presença de úlceras (colite ulcerativa) ou estar associada ao uso de antibioticos no passado, história de doença intestinal inflamatória como doença de Crohn, ou colite associada a antibioticos, que se manifesta por diarreia grave, prolongada ou com sangramento após o uso de antibioticos e por crianças menores de 12 anos .
Durante o uso de Clindoxyl gel, deve-se evitar o contato com os olhos, lábios, boca e a parte interna do nariz, o uso de sob a pele irritada, arranhada, com queimadura solar ou rachada. Em caso de contato acidental, lave bem o local com água.
Durante as primeiras semanas de utilização, o remédio poderá deixar a pele vermelha e descamada. Se isto ocorrer poderá usar-se um hidratante, utilizar este remédio com menor frequência, ou parar de usá-lo por um curto período até que a pele se recupere, e depois reiniciar o tratamento.
Deve-se interromper o tratamento se a irritação da pele for grave com vermelhidão, secura, coceira, ardência ou queimação intensa ou não melhorar.
O Clindoxyl gel torna a pele mais sensível aos efeitos do sol. Deve evitar-se o uso de câmeras de bronzeamento/luz ultravioleta e reduzir o tempo de exposição ao sol e utilizar sempre protetor solar de elevada capacidade e usar vestuário que proteja da exposição.
Poderá ocorrer descoloração do cabelo, bem como de tecidos coloridos ou tingidos.
No caso de mulheres grávidas, a planejar engravidar ou a amamentar, o Clindoxyl gel não dewverá ser utilizado sem indicação médica.
Cada grama de Clindoxyl gel contém:
Fosfato de clindamicina_________________________ 12,5 mg
(equivalente a 10 mg de clindamicina)
Peróxido de benzoíla____________________________50,0 mg (Excipientes: água purificada, carbômer, dimeticona, edetato dissódico, glicerol, hidróxido de sódio, lauril sulfosuccinato dissódico, metilparabeno, poloxâmer e dióxido de silício).
O Clindoxyl gel contém na sua composição duas substâncias ativas, que agem entre si combatendo as batérias que causam a acne. A clindamicina é um antibiotico que age inibindo o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes, e peróxido de benzoíla, um agente bactericida que atua matando a bactéria.
Se esta medicação for aplicada excessivamente, não haverá resultados melhores ou mais rápidos e poderão surgir efeitos indesejáveis como vermelhidão e descamação da pele. Caso isto ocorra, deverá utilizar-se o produto com menor frequência, ou até mesmo parar de o usar por alguns dias e só depois reiniciar o tratamento. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
SAC:0800 7043189