É indicado para aliviar os sintomas de psoríase, eczemas recalcitrantes, líquen plano, lúpus eritematoso e outras doenças inflamatórias da pele que respondam eficazmente ao tratamento com corticoides.
Aplicar uma fina camada de pomada na área afetada, uma a duas vezes por dia, até melhora dos sintomas.
Não deve ser usado em crianças com menos de 1 ano de idade, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
Deve-se evitar o uso prolongado do creme, pois podem surgir alterações hormonais no organismo relacionadas com a toma por muito tempo de corticoides. O uso prolongado deste remédio, principalmente em bebês e crianças, deve ser evitado, uma vez que pode levar a alterações hormonais relacionadas com os corticoides.
No caso de utilização em redor de úlcera na perna, a aplicação do creme deve ser cuidadosa para não causar infecção ou aumento da inflamação. Durante a aplicação do creme, deve-se ter cuidado para não entrar com contato com os olhos ou boca.
Cada g contém:
Propionato de clobetasol _____________________ 0,5 mg
Excipientes ____________________________________ g
(Excipientes: quaternário15, glicerol, lactato de amônio, metilparabeno, monoestearato de glicerila, estearato de macrogol 400, propilparabeno, álcool cetoestearílico, petrolato branco, sorbitol e água).
Clobesol creme contém na sua fórmula um corticoide chamado propionato de clobetasol, uma substância que atua na redução dos sintomas de inflamação da pele como coceira, vermelhidão, queimação ou dor.
A aplicação de dose superior à indicada é rara, mas caso aconteça podem surgir algumas reações adversas como vermelhidão, dor ou sensação de queimação no local de aplicação na pele, devendo consultar-se o médico imediatamente.