Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Clobutinol Com Doxilamina

Bula

Para que serve?

O Clobutinol com Doxilamina é indicado para o tratamento da tosse seca e irritativa sem catarro, causada por alergias, gripes e resfriados comuns, traqueobronquites, laringites, rinofaringites alérgicas, poluição aérea do meio ambiente, fumo ou por exames broncoscópicos, em adultos e crianças.

Posologia

Clobutinol com Doxilamina xarope

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 10 ml, equivalente a 1 copo-medida), administrados 3 vezes por dia.
  • Crianças de 3 a 12 anos: a dose recomendada é de 5 a 10 ml, cerca de 1/2 a 1 de copo-medida, administrados 3 vezes por dia.
  • Crianças de 3 a 12 anos: a dose recomendada varia de 2,5 a 5 ml, cerca de 1⁄4 a 1⁄2 de copo-medida, administrados 3 vezes por dia.

Clobutinol com Doxilamina gotas

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 20 gotas, administrados 3 vezes por dia.
  • Crianças de 3 a 12 anos: a dose recomendada é de 10 a 20 gotas administrados 3 vezes por dia.
  • Crianças de 3 a 12 anos: a dose recomendada varia de 5 a 10 gotas, administrados 3 vezes por dia.

Veja outros xaropes que podem ser usados para tratar a tosse.

Contraindicação

O Clobutinol com Doxilamina está contraindicado para mulheres grávidas, para crianças entre os 0 e os 2 anos de idade, pacientes com glaucoma de ângulo fechado, com arritmia rara conhecida como síndrome congênita do QT Longo e para pacientes com alergia ao clobutinol, à doxilamina ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Clobutinol com Doxilamina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver problemas ou doenças nos rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Clobutinol com Doxilamina deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar fadiga e sonolência.

O tratamento com Clobutinol com Doxilamina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Clobutinol com Doxilamina em xarope por cada 1 ml de xarope contém:

Cloridrato de clobutinol __________________________ 20 mg
- Equivalente a 3,50 mg de clobutinol
Succinato de doxilamina ________________________ 3,75 mg
- Equivalente a 0,52 mg de doxilamina
Veículo ________________________________________ 5 ml

(Veículos: benzoato de sódio, sacarina sódica, hidroxietilcelulose, sorbitol 70 %, glicerina, aroma de cereja, ácido cítrico e água deionizada).

Clobutinol com Doxilamina em gotas por cada 1 ml de solução, cerca de 20 gotas contém:

Cloridrato de clobutinol _________________________ 48,0 mg
Succinato de doxilamina _________________________ 9,0 mg
Veículo ________________________________________ 1 ml

(Veículos: álcool etílico, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, glicerol, aroma de tutti-frutti e água
purificada).

Mecanismo de ação

Clobutinol com Doxilamina é um medicamento antitussígeno, que tem na sua composição Cloridrato de clobutinol e Succinato de doxilamina.

O Cloridrato de clobutinol é um composto que ajuda a combate a tosse seca e irritativa enquanto o Succinato de doxilamina ajuda a evitar o acúmulo anormal de líquido nas paredes das vias respiratórias.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Clobutinol com Doxilamina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.