Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Clonazepam

Bula

Para que serve?

Clonazepam gotas ou comprimidos é indicado no tratamento de crises epilépticas, espasmos infantis, transtornos de ansiedade e de humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas e da boca ardente e no tratamento de vertigens e distúrbios do equilíbrio, em adultos e crianças.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada de Clonazepam pode variar entre os 1,5 mg por dia e os 20 mg, administrados em 2 a 3 doses por dia.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Clonazepam devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da idade e resposta de cada paciente ao tratamento.

Contraindicação

Clonazepam está contraindicado para pacientes com insuficiência respiratória grave ou com doenças no fígado, pacientes com glaucoma agudo de ângulo fechado e para pacientes com alergia aos benzodiazepínicos ou a algum dos componentes da fórmula.

Veja outros remédios que podem ser usados para tratar a ansiedade.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Clonazepam, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver algum problema rave de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Clonazepam deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode prejudicar a sua habilidade e atenção.

O tratamento com Clonazepam nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Clonazepam gotas por cada 1 ml de solução oral contém:

Clonazepam __________________________________ 2,5 mg

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículos: sacarina sódica, essência de damasco, ácido acético, propilenoglicol).

Clonazepam comprimidos de 0,5 mg por cada comprimido contém:

Clonazepam __________________________________ 0,5 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, estearato de magnésio).

Clonazepam comprimidos de 2,0 mg por cada comprimido contém:

Clonazepam __________________________________ 2,0 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, estearato de magnésio).

Mecanismo de ação

Clonazepam é um composto que pertence à classe dos benzodiazepínicos, responsáveis por causar uma leve inibição do sistema nervoso central, o que conduz a uma ação anticonvulsivante, levemente sedativa, relaxante muscular e tranquilizante.

Após administração oral, a ação de Clonazepam inicia-se cerca de 30 a 60 minutos após a sua administração, prolongando-se durante 6 a 12 h.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Clonazepam, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Clonazepam podem incluir sonolência, confusão mental, excitação, lentidão de movimentos ou coma.