Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Clozapina

Bula

Para que serve?

Clozapina é indicada para o tratamento da esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e para o tratamento de distúrbios do pensamento, emocionais e comportamentais da doença de Parkinson, em adultos.

Posologia

As quantidades de Clozapina a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar, do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento, devendo ser indicadas pelo seu médico.

Geralmente, a dose indicada varia de 12,5 mg a 450 mg por dia, de acordo com indicação médica.

Contraindicação

Clozapina está contraindicada para crianças e adolescentes, mulheres que estejam amamentando, pacientes que não possam realizar regularmente exames de sangue, pacientes com baixa contagem de glóbulos brancos, doença de medula óssea, doenças ou problemas de fígado, rim ou coração, convulsões não controladas, problemas de álcool ou abuso de drogas, pacientes historial de prisão de ventre grave, obstrução do intestino ou outras condições que afetem o intestino grosso e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Clozapina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, tiver intolerância à lactose ou a alguns açucares, mais de 60 anos, diabetes, tiver historial de acidente vascular cerebral, doença no coração ou histórico familiar de condução anormal no coração, tiver convulsões, glaucoma, aumento da próstata, resfriado, gripe, febre, dor de garganta ou outras infeções, tiver batimento cardíaco acelerado e irregular com falta de ar e inchaço dos pés ou pernas ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Clozapina deve tomar especial cuidado antes de dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar tonturas, desmaio e sonolência.

O tratamento com Clozapina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Clozapina 25 ou 100 mg por cada comprimido contém:

Clozapina _______________________________ 25 mg 100 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: amido, povidona, lactose monoidratada, dióxido de silício, silicato de magnésio, estearato de magnésio).

Mecanismo de ação

A Clozapina pertence a um grupo de medicamentos denominados antipsicóticos, cujo o seu mecanismo de ação se encontra relacionado com a sua capacidade de se ligar ao receptor de Dopamina no cérebro, bloqueando a sua atividade.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Clozapina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Clozapina deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 4 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 4 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Clozapina nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.