Princípio Ativo: Cloridrato de dorzolamida 2,0 % + Maleato de timolol 0,5%
Tipo de Medicamento: Glaucoma
O Cosopt é indicado para diminuir a pressão intraocular elevada no tratamento de glaucoma e da hipertensão ocular.
A dose recomendada de Cosopt colírio é de uma gota no olho afetado pela manhã e à noite.
A posologia e a duração apropriadas do tratamento serão estabelecidas pelo seu médico.
Se o Cosopt for usado com outro colírio, estes devem ser aplicados com intervalo de pelo menos 10 minutos.
O frasco não deve entrar em contato diretamente com os olhos, para que não fique contaminado por bactérias que podem causar infecções nos olhos.
Assim como todos os medicamentos, Cosopt pode causar reações adversas, embora nem todos as apresentem. Você pode continuar utilizando o produto normalmente, a menos que as reações adversas sejam graves. Se você está preocupado, converse com um médico ou farmacêutico. Não pare de usar Cosopt sem conversar com seu médico.
Reações alérgicas generalizadas incluindo inchaço sob a pele que podem ocorrer em áreas do rosto e membros, e que podem obstruir as vias aéreas podem causar dificuldades de engolir ou respirar, urticária ou coceira, reações cutâneas localizadas ou generalizadas, prurido grave e reação alérgica súbita e grave.
REAÇÕES MUITO COMUNS (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam esse medicamento): queimação e ardência dos olhos, alteração de paladar.
REAÇÕES COMUNS (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam esse medicamento): vermelhidão nos olhos ou ao redor deles, olho(s) lacrimejante(s) ou com coceira, erosão da córnea (danos na camada superficial do globo ocular), inchaço e/ou irritação nos olhos ou ao redor deles, sensação de ter algo nos olhos, redução da sensibilidade corneana (não perceber ter algo no olho e não sentir dor), dor ocular, olhos secos, visão turva, dor de cabeça, sinusite (congestão nasal), náusea, fraqueza/cansaço e fadiga.
REAÇÕES INCOMUNS (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam esse medicamento): tontura, depressão, inflamação da íris, distúrbios visuais incluindo alterações de refração (devido à descontinuação da terapia miótica em alguns casos), redução da frequência cardíaca, desmaio, dificuldade de respirar (dispneia) indigestão e cálculos renais.
Este colírio não deve ser usado em pessoas que têm ou tiveram alguns problemas respiratórios graves, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças cardíacas ou alergia a qualquer um dos ingredientes do medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não use Cosopt se estiver amamentando. Se você pretende amamentar, consulte seu médico.
Antes de fazer o tratamento com Cosopt colírio, o médico deve ser informado caso a pessoa apresente ou tenha apresentado:
Além disso, também se deve informar o médico em caso de irritação ocular, gravidez ou amamerntação.
Cada mL de Cosopt colírio contém:
Dorzolamida________________________________20,00 mg (22,26 mg de cloridrato de dorzolamida)
Timolol_____________________________________5,00 mg (6,83 mg de maleato de timolol)
Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: citrato de sódio diidratado, hietelose, hidróxido de sódio, manitol, água para injetáveis e cloreto de benzalcônio (0,0075%) como conservante).
Mantenha o frasco fechado e a temperaturas entre 15 e 30°C. Proteja da luz.
Cosopt 5 mL: Após aberto, válido por 28 dias.
Cosopt 10 mL: Após aberto, válido por 60 dias.
O Cosopt é uma combinação oftálmica de dorzolamida, que é inibidor da anidrase carbônica e timolol que é betabloqueador, em que ambos diminuem a pressão nos olhos de maneira diferente.
A pressão intraocular elevada pode lesionar o nervo óptico, resultando em deterioração da visão e possível cegueira.
Se instilar muitas gotas nos olhos ou engolir parte do conteúdo do frasco, entre outros efeitos, você pode ter tontura, sentir falta de ar ou sentir que a frequência cardíaca diminuiu. Entre em contato imediatamente com seu médico.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento.