Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Superdosagem
‌

Dacarbazina

Bula

Para que serve?

A dacarbazina é indicada no tratamento de melanoma maligno metastático.

Além disso, a dacarbazina é indicada na doença de Hodgkin como uma terapia de segunda linha, quando em combinação com outros agentes eficazes.

Posologia

Melanoma maligno

A dosagem recomendada é de 2 a 4,5 mg/kg/dia IV por 10 dias. O tratamento pode ser repetido em intervalos de 4 semanas. Uma dosagem recomendada alternativa é de 250 mg/m2 dia IV por 5 dias. O tratamento pode ser repetido a cada 3 semanas.

Doença de Hodgkin

A dosagem recomendada de dacarbazina no tratamento da Doença de Hodgkin é 150 mg/m2 por 5 dias, em combinação com outros medicamentos eficazes. O tratamento pode ser repetido a cada 4 semanas. Uma dosagem recomendada alternativa é de 375 mg/m2 , em combinação com outras doses eficazes, nos dias 1 e 15 do curso de tratamento. O tratamento deve ser 6 repetido a cada 4 semanas, contando a partir do dia 1 de tratamento.

A dosagem recomendada de dacarbazina no tratamento da Doença de Hodgkin em crianças é de 375 mg/m2 , em combinação com outras doses eficazes, nos dias 1 e 15 do curso de tratamento. O tratamento deve ser repetido a cada 4 semanas, contando a partir do dia 1 de tratamento.

Contraindicação

O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida à dacarbazina ou aos demais componentes da formulação.

Além disso, este medicamento não deve ser usado em menores de 2 anos de idade nem por mulheres grávidas sem orientação médica.

Avisos e Cuidados

A depressão hematopoiética é a toxicidade mais comum com dacarbazina que em casos muitograves, pode levar à morte.

A dacarbazina pode influenciar a habilidade de dirigir e operar máquinas devido a seus efeitos sobre o sistema nervoso central e por seu potencial de causar náuseas e vômitos.

Superdosagem

A superdose de dacarbazina caracteriza-se por sintomas semelhantes aos eventos adversos causados por este medicamento, porém de intensidade mais grave: reações alérgicas, depressão da medula óssea, náuseas e vômitos, diarreia, anorexia, alopecia, rubor facial, parestesias cutâneas. O tratamento da superdose deve ser feito com terapia de suporte e monitorização da contagem das células sanguíneas. O tempo para ocorrência das contagens mais baixas de leucócitos e plaquetas é de 4 semanas.