Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório

Dafalgan

Princípio Ativo: Paracetamol

Tipo de Medicamento: Analgésicos

Bula

Para que serve?

Dafalgan em comprimidos revestidos ou efervescentes, é indicado para reduzir a dor e baixar a febre, e para o tratamento dos sintomas da dor da osteoartrose, em adultos.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada de Dafalgan é de 1 comprimido, revestido ou efervescente, administrado de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, consoante a necessidade e nunca excedendo a dose máxima diária de 4 gramas.

Para o tratamento de dores mais intensas, a dose recomendada é de 3 gramas por dia, 3 comprimidos revestidos ou efervescentes de Dafalgan, administrados de 4 em 4 horas.

Os comprimidos revestidos de Dafalgan devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar e antes das refeições. Por outro lado, os comprimidos efervescentes de Dafalgan devem ser primeiro dissolvidos num copo de água e o liquido deve ser ingerido logo após a sua preparação e de preferência antes das refeições.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Dafalgan podem incluir náusea, vômito, sonolência ligeira, diarreia, dor abdominal com cãibras e ardor, prisão de ventre, sensação de ardor na garganta, vertigens, sonolência, nervosismo, dor de cabeça, transpiração excessiva, febre ou hipotermia.

Contraindicação

Dafalgan está contraindicado para pacientes com menos de 18 anos de idade, doença no fígado, doença de Gilbert e para pacientes com alergia ao Paracetamol, ao Cloridrato de propacetamol ou a algum dos componentes da fórmula. A toma de Dafalgan sem acompanhamento médico também está contraindicada em casos de febre alta superior a 39 ºC que dure há mais de 3 dias.

Além disso, Dafalgan em comprimidos efervescentes também está contraindicado para pacientes com intolerância à frutose.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Dafalgan, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando estiver em tratamento com outros remédios contendo Paracetamol ou probenecide, tiver problemas ou doenças nos rins ou fígado, défice de glucose-6-fosfato desidrogenase, anorexia, bulimia, caquexia ou malnutricao crônica, sofrer de desidratação ou hipovolemia, tomar regularmente mais de 3 bebidas alcoólicas por dia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica. Além disso, antes de usar Dafalgan comprimidos efervescentes deve também falar com o seu médico caso tenha intolerância a alguns açucares.

Durante o tratamento com Dafalgan, caso tenha de realizar exames de sangue ou urina deve informar o seu médico de que se encontra em tratamento com Dafalgan. Além disso, durante o tratamento com Dafalgan deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência ou vertigens.

O tratamento prolongado com Dafalgan​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Dafalgan por cada comprimido revestido contém:

Paracetamol _____________________________________ 1 g
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: croscarmelose sódica, behenato de gliceril, estearato de magnésio, sílica coloidal hidrofóbica (Aerosil R972), hidroxipropilcelulose e revestimento branco que contém hipromelose, dióxido de titânio (E171) e propilenoglicol (E1520)).

Dafalgan por cada comprimido efervescente contém:

Paracetamol _____________________________________ 1 g
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: ácido cítrico anidro, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio anidro, sorbitol (E420), docusato de sódio, povidona, sacarina sódica e benzoato de sódio).

Mecanismo de ação

Dafalgan tem na sua composição Paracetamol, um composto com propriedades analgésicas e antipiréticas, capaz de aliviar a dor e baixar a febre.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Dafalgan, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Dafalgan podem incluir náusea, vômito, anorexia, palidez, mal estar geral, dor de cabeça, dor abdominal ou transpiração excessiva.

Laboratório

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica Portuguesa, S.A:

- Telf. 00351 21 440 7000 (Portugal)