Dapagliflozina é indicada para a diabetes mellitus tipo 2, ajudando a diminuir a quantidade de açúcar no sangue, em adultos com mais de 18 anos de idade.
As quantidades de Dapagliflozina a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, pois dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.
Geralmente, a dose recomendada é de 5 mg ou 10 mg por dia, de acordo com indicação médica.
Os comprimidos de Dapagliflozina devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água.
Dapagliflozina está contraindicada para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade e para pacientes com alergia à Dapagliflozina ou a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Dapagliflozina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pensando engravidar ou amamentando, tiver diabetes tipo 1, intolerância a alguns açúcares, mais de 75 anos, níveis elevados de corpos cetónicos na urina ou sangue ou se tiver outras alterações nos exames de sangue, problemas ou doenças nos rins, fígado ou coração, tiver pressão arterial baixa, valores muito elevados de glucose no seu sangue, sintomas de doença como náusea, vômito ou febre, tiver recorrentemente infeções urinárias, tiver historial de AVC ou se estiver a tomar medicamentos para baixar a pressão arterial.
O tratamento com Dapagliflozina pode ser feito isoladamente, ou em conjunto com outros medicamentos para tratar a diabetes, como outros medicamentos tomados por via oral ou insulina administrada por injeção. Além disso, o tratamento com Dapagliflozina não dispensa a necessidade de adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta adequada e a prática regular de exercício físico.
O tratamento com Dapagliflozina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Dapagliflozina 5 mg por cada comprimido contém:
Dapagliflozina _______________________________ 5 mg
Excipientes __________________________ 1 comprimido
Dapagliflozina 10 mg por cada comprimido contém:
Dapagliflozina ______________________________ 10 mg
Excipientes __________________________ 1 comprimido
(Excipientes: Núcleo do comprimido: celulose microcristalina (E460i), lactose anidra, crospovidona (E1201), dióxido de sílica (E551), estearato de magnésio (E470b); Revestimento do comprimido: álcool polivinílico (E1203), dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, talco (E553b), óxido de ferro amarelo (E172)).
Dapagliflozina é uma substância usada para a diabetes mellitus tipo 2, um tipo de diabetes que geralmente aparece em idades mais avançadas, onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não consegue usar a insulina que produz corretamente. Deste modo, originam-se níveis elevados de açúcar, Glucose, no sangue que precisam de ser controlados. Assim, quando a diabetes não pode ser controlada com outros medicamentos, Dapagliflozina é utilizado para a diabetes, pois ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue.
Em caso de toma excessiva de Dapagliflozina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Dapagliflozina deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 12 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 12 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Dapagliflozina nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.