É indicado no tratamento do mieloma múltiplo, um tipo de câncer da medula óssea, que não respondeu a tratamento anterior ou regressou depois de ter sido tratado anteriormente.
A dose inicial é de 16 mg por Kg de peso corporal e é administrado diretamente na veia uma vez por semana, durante as primeiras 8 semanas. Após este período, recebe-se o tratamento a cada 2 semanas durante 16 semanas e, depois disso, continua de 4 em 4 semanas.
Darzalex é administrado gota a gota na veia, pelo que o tratamento pode demorar várias horas. Antes de começar cada sessão de tratamento serão administrados remédios para diminuir a probabilidade de ter problemas com a administração do medicamento como anti-histamínicos para alergia, corticosteroides para a inflamação e paracetamol para a febre.
É contraindicado durante a gravidez ou amamentação, devendo-se utilizar um método contraceptivo eficaz até três meses após terminar o tratamento. Não deve ser utilizado em crianças ou adolescentes com menos de 18 anos e em caso de alergia a qualquer componente da fórmula.
Antes de se inciar o tratamento com Darzalex, deve-se informar o médico sobre a utilização de outros medicamentos para ser verificada a existência de interações que possam alterar a sua eficácia e aparecimento de efeitos colaterais. Este remédio contém sódio na sua constituição, pelo que pessoas que façam dieta controlada de sal devem informar o médico.
Durante o tratamento pode ser necessário tomar outros medicamentos para reduzir probabilidade de aparecimento de infeção com herpes.
Cada frasco de 5 ml ou 20 ml contém, respectivamente:
Daratumumab _______________________ 100 mg ou 400 mg
Excipientes ______________________________________ ml
(Excipientes: Ácido acético glacial, Manitol (E421), Polissorbato 20, Acetato de sódio trihidratado, Cloreto de sódio, Água para preparações injetáveis).
Darzalex contém na sua fórmula uma substância chamada daratumumab que se liga às células cancerígenas no organismo, sinalizando-as, fazendo com que o sistema imune as identifique e destrua.
A administração de dose superior à indicada é um acontecimento raro, uma vez que o tratamento é feito no hospital. No entanto, caso apareçam reações adversas como falta de ar, náusea ou vômito, deve-se consultar o médico para avaliar a situação.