Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem

DDAVP Spray Nasal

Bula

Para que serve?

O DDAVP spray nasal está indicado para o tratamento da diabetes insipidus central e para a realização de testes de capacidade de concentração renal.

Posologia

Antes de utilizar este medicamento, deve-se assoar o nariz e de seguida remover a tampa protetora do aplicador, verificar se o final do tubo que está dentro do frasco está mergulhado no líquido, segurar o frasco de modo que o dedo polegar fique apoiado na sua base e o aplicador fique entre os dedos indicador e médio, inclinar a cabeça para trás levemente e inserir o aplicador nasal em uma das narinas e prender a respiração quando se administrar a dose. Se for prescrita mais de uma dose, deve-se repetir a aplicação na outra narina usando as narinas alternadamente para cada dose adicional.

Em crianças, a administração deve ser realizada sob a supervisão de um adulto, de modo a garantir a dose adequada.

Uma dose do spray equivale a 0,1 mL que corresponde a 10 mcg de acetato de desmopressina.

Diabetes insipidus central:

A dose recomendada depende de cada pessoa mas geralmente a dose média diária em adultos é de 10 a 20 mcg, 1 a 2 vezes ao dia, podendo ser administrada como uma dose única ou dividida em duas ou três doses. Para crianças a dose média diária é de 10 mcg, 1 a 2 vezes ao dia.

Teste de capacidade de concentração renal:

A dose habitual para adultos é de 40 mcg. Para crianças acima de 1 ano, a dose é de 10 a 20 mcg e para crianças abaixo de 1 ano, a dose é 10 mcg.

Contraindicação

Este medicamento não deve ser utilizado caso a pessoa tenha polidipsia habitual e psicogênica, histórico ou suspeita de insuficiência cardíaca e outras condições que requerem tratamento com agentes diuréticos, quantidade de sódio no sangue abaixo do normal, insuficiência renal moderada a severa, síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético e hipersensibilidade à desmopressina ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, o DDAVP também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou a amamentar.

Avisos e Cuidados

Quando DDAVP spray nasal for prescrito, recomendam-se iniciar sempre com a menor dose, seguir rigorosamente as instruções de restrição de líquidos e caso necessário, o médico irá aumentar a dose progressivamente e com cuidado.

O tratamento sem a concomitante redução de ingestão de líquidos pode levar à retenção de água ou redução do sódio no sangue acompanhada ou não de sintomas, como dor de cabeça, náusea, vômito, ganho de peso e, em casos mais graves, convulsões

Devido à presença de cloreto de benzalcônio na fórmula, o DDAVP spray nasal pode causar broncoespasmo.

Composição

Cada mL de spray nasal contém:

Acetato de desmopressina ______________________ 0,1 mg*

*(equivalente a 89 mcg de desmopressina)

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: cloreto de sódio, ácido cítrico monoidratado, fosfato de sódio dibásico diidratado, cloreto de benzalcônio e água purificada).

Mecanismo de ação

O DDAVP tem na sua composição desmopressina que é uma substância antidiurética, que reduz a eliminação de água do organismo.

A desmopressina atua sobre os rins, suprindo a deficiência de vasopressina natural, substância produzida por uma glândula do organismo chamada hipófise.

O tempo médio para início da ação é de aproximadamente 1 hora. Uma dose intranasal de 10 a 20 mcg possui efeito durante 8 a 12 horas.

Superdosagem

O excesso de DDAVP pode causar a retenção de água e hiponatremia.