Decongex Plus comprimido, xarope ou gotas é indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados a afecções das vias aéreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório, tais como: coriza, rinite alérgica, prurido nasal, congestão nasal, alergia.
Uso adulto e pediátrico - Uso oral
Adultos: 1 comprimido pela manhã e 1 comprimido à noite.
Adultos: 1 a 1 ½ copos-medida (10 a 15 ml), 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças acima de 2 anos: ¼ a ½ copo-medida (2,5 a 5 ml), 4 vezes ao dia.
Crianças acima de 2 anos: duas gotas por kg de peso (como dose diária total), dividida em três vezes ao dia (1 ml = 20 gotas).
Dosagem máxima diária limitada a 60 gotas.
Decongex Plus é contraindicado em pacientes que apresentem alergia a quaisquer dos componentes de sua fórmula, aumento anormal da próstata e em crianças menores de dois anos, pois a segurança e eficácia neste caso ainda não foram estabelecidas.
Não deve ser administrado em pacientes cardíacos, com pressão alta grave, coronariopatias severas (distúrbios circulatórios graves do músculo do coração), arritmias cardíacas (mudança dos batimentos cardíacos), glaucoma (aumento da pressão dentro do olho), hipertireoidismo (aumento do funcionamento da glândula tireoide) e/ou com outros distúrbios circulatórios.
Decongex Plus xarope é contraindicado em pacientes portadores de diabetis mellitus.
Decongex plus é contraindicado em crianças menores de dois anos.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Decongex Plus na gravidez e lactação: não deve ser usado durante a gravidez e a lactação.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos nos itens Precauções, Advertências e Contraindicações.
Este produto, na forma de xarope, contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Decongex Plus xarope e comprimido revestido - Atenção diabéticos: contém açúcar.
Interações medicamentosas
Decongex Plux Comprimidos
Cada comprimido revestido de liberação programada contém:
maleato de bronfeniramina ............................................................................... 12 mg
cloridrato de fenilefrina ........................................................................................ 15 mg
Excipientes: hipromelose, lactose monoidratada, cera de carnaúba, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de silício, talco, dióxido de titânio, corante verde laca e macrogol.
Decongex Plux Xarope
Cada 5 ml do xarope contém:
maleato de bronfeniramina ...................................................................................... 2 mg
cloridrato de fenilefrina .............................................................................................. 5 mg
Excipientes: sorbitol, glicerol, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, sacarose, corante amarelo FD&C nº 5, corante vermelho FDC nº 40, aroma artificial de framboesa, aroma artificial de tutti-frutti e água purificada.
Decongex Plux Gotas
Cada ml da solução oral (gotas) contém:
maleato de bronfeniramina ........................................................................................ 2 mg
cloridrato de fenilefrina........................................................................................... 2,5 mg
Excipientes: ciclamato de sódio, glicerol, propilparabeno, sorbitol, ácido cítrico monoidratado, álcool etílico, citrato de sódio di-hidratado, corante vermelho FD&C nº 40, aroma artificial de morango, metilparabeno e água purificada.
Apresentação:
Decongex Plus é um medicamento composto por um descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite (alérgicas ou não), além de diminuir o excesso de secreção (coriza).
Em caso de superdosagem com Decongex Plus recomenda-se observação clínica em hospital com monitorização cardíaca e dos sinais vitais.
Caso a ingestão tenha ocorrido recentemente, pode-se induzir o vômito. Se o paciente tiver dificuldade de vomitar, proceder a lavagem gástrica com solução de cloreto de sódio a 0,45% e em seguida, instituir tratamento sintomático e de apoio.