Princípio Ativo: Sulfadiazina de Prata
Tipo de Medicamento: Antibióticos
Dermazine é um creme usado como antimicrobiano para o tratamento de feridas cirúrgicas, queimaduras, úlceras, escaras infectadas e, além disso, evita também infecções em cateterismos venosos e arteriais, sendo que a sua ação se inicia no momento da aplicação.
Após a limpeza da lesão, aplicar uma camada de Dermazine creme e fazer um curativo com gaze. Caso a lesão seja muito úmida, deve-se reaplicar o creme uma segunda vez ao dia, podendo o excesso ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão.
O Dermazine creme deve ser utilizado até a ferida cicatrizar, sendo importante seguir a orientação do médico e não interroper o tratamento sem o seu conhecimento.
Se o Dermazine for usado em grandes áreas do corpo, deve-se monitorar regularmente a quantidade de sulfadiazina no sangue, de forma a evitar danos nos rins.
O Dermazine é contraindicado na gravidez, em crianças prematuras e recém-natos no primeiro mês de vida, quando a utilização for em grandes áreas do corpo.
Além disso, este remédio não deve ser usado em pessoas alérgicas às sulfas e outros componentes do creme.
Conheça outras pomadas cicatrizantes.
O dermazine não deve ser aplicado na região dos olhos.
Em casos de gravidez e amamentação deve-se falar com o médico antes de usar o medicamento, e deve ser evitado em gestantes no final da gravidez, recém-nascidos até um mês e prematuros.
Por cada g de produto, Dermazine creme contém:
Sulfadiazina de Prata Micronizada___________________10 mg
Excipientes q.s.p. __________________________________1g
(Excipiente: Álcool cetoestearílico, estearil éter, álcool oleílico etoxilado, metilparabeno, propilparabeno, vaselina, propilenoglicol, água deionizada)
O Dermazine creme possui sulfadizina de prata, uma substância que possui atividade antimicrobiana muito ampla, tendo uma ação bactericida para uma grande variedade de bactérias, mesmo as mais resistentes a outros cremes antimicrobianos, assim como algumas espécies de fungos.
A atividade antimicrobiana do dermazine, é mediada pela reação do ião prata com o DNA microbiano, o que impede a multiplicação das bacterias. Além disso, age sobre a parede celular, levando ao seu enfraquecimento, provocando o rompimento da célula por efeito da pressão osmótica.
Os níveis no sangue de prata e de sulfadiazina estão relacionados com a área e espessura da ferida, e a quantidade de creme aplicado, sendo que estes níveis encontram-se muito abaixo dos considerados tóxicos.
É pouco provável que ocorra uma superdosagem com o uso do Dermazine, no entanto, a utilização em grandes superfícies pode levar a um aumento da concentração da Sulfadiazina de Prata no sangue. Nestes casos, o uso do produto deve ser interrompido imediatamente e deve-se ir ao médico.