Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Desloratadina

Princípio Ativo: Desloratadina

Tipo de Medicamento: Antialérgicos

Bula

Para que serve?

Desloratadina em comprimidos ou xarope é indicado para o alívio dos sintomas da rinite alérgica, como nariz escorrendo, espirros e coceira no nariz, ardor e coceira no olho, lacrimejamento, coceira no céu da boca e tosse, em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

Além disso, a Desloratadina também é indicada no tratamento de sinais e sintomas de urticária ou outras alergias na pele.

Posologia

Desloratadina xarope

  • Crianças dos 6 aos 11 meses de idade: a dose recomendada para o alivio dos sintomas de rinite alérgica e urticária é de 2 ml, administrados 1 vez por dia.
  • Crianças de 1 a 5 anos de idade: a dose recomendada para o alivio dos sintomas de rinite alérgica e urticária é de 2,5 ml, administrados 1 vez por dia.
  • Crianças de 6 a 11 anos de idade: a dose recomendada para o alivio dos sintomas de rinite alérgica e urticária é de 5 ml, administrados 1 vez por dia.
  • Adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade: a dose recomendada para o alivio dos sintomas de rinite alérgica e urticária é de 10 ml, administrados 1 vez por dia.

Desloratadina comprimidos

  • Adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade: a dose recomendada para o alivio dos sintomas de rinite alérgica e urticária é de 1 comprimido por dia.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Desloratadina podem incluir cansaço extremo, fadiga, boca seca e dor de cabeça.

Em crianças com menos de 2 anos de idade, alguns dos efeitos colaterais que podem ser sentidos podem incluir diarreia, febre e dificuldade em dormir.

Contraindicação

A desloratadina está contraindicada para pessoas com alergia à substância ativa ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, Desloratadina xarope está também contraindicada para crianças com menos de 6 meses de idade e Desloratadina comprimidos para crianças com menos de 12 anos de idade.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Desloratadina, deve-se falar com o médico em casos de gravidez ou amamentação, caso se tenha algum problema de saúde ou doença ou se se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Desloratadina​ não deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Desloratadina comprimidos por cada comprimido contém:

Desloratadina _________________________________ 5 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, talco, corante vermelho FDC 40, dióxido de titânio, álcool polivinílico e macrogol).

Desloratadina xarope por cada 1 ml de xarope contém:

Desloratadina _______________________________ 0,5 mg

Excipientes ___________________________________ 1 ml

(Excipientes: ácido cítrico, benzoato de sódio, citrato de sódio di-hidratado, edetato dissódico di-hidratado, glicerol, propilenoglicol, sucralose, aroma de tutti- frutti e água purificada).

Mecanismo de ação

A Desloratadina é um composto que impede que a substância responsável por causar a alergia, a Histamina, consiga agir, impedindo a sua liberação, bloqueando a sua ação no local da alergia e evitando a inflamação causada pela resposta alérgica.

Assim, a Desloratadina combate os sintomas da rinite alérgica intermitente e persistente, da urticária e de outras alergias.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Desloratadina​, deve-se ir ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento de tomar uma dose de Desloratadina, deve-se tomar a dose esquecida logo que seja lembrada. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve-se ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

Aché:

 - SAC 0800 701 6900